“NÃO PLANTO TRANSGÊNICO PARA NÃO APAGAR A MINHA HISTÓRIA!”: Narrativas do Particular e os Associativismos das Guardiãs de Sementes da Paixão da Paraíba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Simone-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9682379921530264-
Autor(es): dc.contributorRossi , María-
Autor(es): dc.contributorPorto, José Renato Sant’Anna-
Autor(es): dc.creatorRosário, Juliana Constantino do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26671-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771426-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo é ampliar o conhecimento das diversas formas de “fazer-mundo” (TSING, 2022), o qual é invisibilizado pelas linhas abissais (SANTOS, 2007). Por meio de entrevistas com guardiãs das sementes da paixão da Paraíba, busquei compreender como as práticas associativas são desenvolvidas através de bancos comunitários de sementes, ou ainda, as práticas que orientam a criação destes; os métodos de multiplicação, conservação e resgate de sementes crioulas1, bem como as sociailidades multiespécies. Simultaneamente, tento compreender e explicar, como o conhecimento científico moderno atua como protagonista na formação das linhas abissais. Posto isso, este trabalho está dividido em quatro seções, nas quais busco apresentar as diferentes formas de “fazer-mundo” das guardiãs de sementes da paixão. Na primeira seção discuto a privatização do saber e das sementes, levando em conta a lógica das expulsões e brutalidades (SASSEN, 2016), sendo estas, dinâmicas perversas da agricultura capitalista e do pensamento ocidental moderno que produz invisibilidades e que reforça a produção e reprodução de linhas abissais. Na seção seguinte, intitulada As sementes da paixão, me concentro nos relatos das guardiãs e na maneira em que elas descrevem as suas relações com as sementes da paixão, nos aproximando do conceito de sociailidades multiespécies proposto por Tsing (2019). A terceira seção se concentra no ressurgimento de sementes e na recuperação de práticas e de relações que evocam as socialidades multiespécies nos diferentes percursos que constituem o mundo das guardiãs. Na última seção apresento, por meio das narrativas das guardiãs, como os associativismos contribuem para a autotransformação, re-ocupação e autonomia política das mulheres rurais.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study is to expand the knowledge of the diverse forms of "doing-world" (TSING, 2022), which is invisibilized by abyssal lines (SANTOS, 2007). Through interviews with guardians of the passion seeds of Paraíba, I sought to understand how associative practices are developed through community seed banks, or the practices that guide their creation; the methods of multiplication, conservation, and rescue of native seeds, as well as multispecies sociailities. Simultaneously, I try to understand and explain how modern scientific knowledge acts as a protagonist in the formation of abyssal lines. That said, this paper is divided into four sections, in which I seek to present the different forms of "world making" of the passion seed keepers. In the first section I discuss the privatization of knowledge and seeds, taking into account the logic of expulsions and brutalities (SASSEN, 2016), these being, perverse dynamics of capitalist agriculture and modern Western thinking that produces invisibilities and reinforces the production and reproduction of abyssal lines. In the next section, entitled The seeds of passion, I focus on the accounts of the guardians and the way in which they describe their relationships with the seeds of passion, bringing us closer to the concept of multispecies sociailities proposed by Tsing (2019). The third section focuses on the resurgence of seeds and the recovery of practices and relationships that evoke multispecies socialities in the different pathways that constitute the world of the guardians. In the last section I present, through the narratives of the guardians, how associativisms contribute to rural women's self-transformation, re-occupation, and political autonomy.-
Descrição: dc.description53-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGuardiãs de sementes. Associativismos Feminino. Sementes da Paixão. Bancos Comunitários de Sementes-
Palavras-chave: dc.subjectSeed savers. Women's Associativism. Seeds of Passion. Community Seed Banks-
Título: dc.title“NÃO PLANTO TRANSGÊNICO PARA NÃO APAGAR A MINHA HISTÓRIA!”: Narrativas do Particular e os Associativismos das Guardiãs de Sementes da Paixão da Paraíba-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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