Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Rosa Malena de Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Waldyr Lins de | - |
Autor(es): dc.contributor | Collier, Luciana | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Júlio César Gomes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10580 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771393 | - |
Descrição: dc.description | Aspectos relacionados à promoção da saúde despertam grande interesse, dúvidas e discussões no meio escolar, inclusive na educação de jovens e adultos (EJA). Em grande parte os alunos trazem duvidas sobre seu corpo, sobre prática corporal e alimentação. E, comumente cabe ao docente de educação física tratar estas questões em seu conteúdo dentro do espaço tempo escolar. No entanto, falar de promoção da saúde ainda se torna uma questão complexa, pois envolve diversos outros fatores. O aluno da EJA, jovem ou adulto, que traz preocupações pessoais com o próprio corpo e sua saúde, acaba absorvendo informações equivocadas e imprecisas disseminadas pelo meio sócio cultural em que vive. Outro fator complexo no trato da promoção da saúde é o predomínio de uma visão restrita ao campo biológico da saúde, não considerando outros aspectos multifatoriais que influenciam em seu estado de saúde. Assim, as ações educativas propostas nas aulas, em grande parte acabam focadas na prevenção de doenças. Por isso, ao pensar na educação de jovens e adultos, pretende-se problematizar como a educação física vem se desenvolvendo em torno da temática de promoção da saúde nessa modalidade de ensino a partir de sua história enquanto disciplina escolar, e com as questões relacionadas ao trabalho docente | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Título: dc.title | Educação física escolar: promoção da saúde na educação de jovens e adultos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: