
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Ana Beatriz Almagro Rodrigues | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15662 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771392 | - |
| Descrição: dc.description | O desafio da preservação de dados digitais de pesquisa e a melhoria do desenvolvimento de pesquisas de qualidade são solucionados na elaboração do plano de gestão de dados (PGD) proposto por agências de fomento à pesquisa em diálogo com os pesquisadores. Dessa forma, o trabalho tem como objetivo questionar como os centros de informação estão inseridos no processo de auxílio ao pesquisador no que tange a produção e disponibilização de seus dados à comunidade. A metodologia dessa pesquisa é de caráter teórico e descritiva. Espera-se que os resultados dessa pesquisa forneçam argumentos coerentes com o intuito de demonstrar a forte integração que a elaboração do PGD tem com o processo de preservação digital no âmbito dos centros de informação e a importância da colaboração entre bibliotecários e usuários/pesquisadores. | - |
| Descrição: dc.description | Sim | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | N/A | - |
| Direitos: dc.rights | openAccess | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Plano de gestão de dados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dados de pesquisa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preservação digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento de repositórios digitais | - |
| Título: dc.title | O plano de gestão de dados como parte do processo de preservação digital em centros de informação | - |
| Título: dc.title | The data management plan as part of the process of digital preservation in information centers | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Anais de Evento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: