Proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do estado vítreo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ladário da-
Autor(es): dc.contributorAssis, Lúcia Maria de-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Taís dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22501-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771383-
Descrição: dc.descriptionObserva-se que, no ensino médio os alunos têm pouco contato com temas que relacionam inovação científica e tecnológica com o seu dia a dia. Pensando nessa temática e na necessidade de introduzir novos temas relacionados ao ensino de química no ensino médio, propõe-se um tema de estudo atual sobre um dos estados da matéria pouco estudado: o estado vítreo. Comumente no Ensino Médio são estudados os estados mais básicos: sólido e líquido e gasoso. Baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e com o emprego de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), elaborou-se uma sequência didática com o intuito de ser potencialmente significativa, a fim de oportunizar o entendimento dos conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Segundo os passos UEPS, há também a possibilidade do emprego de outros recursos potencialmente significativos como a experimentação e mapas conceituais, enquanto recursos didáticos. Como produto associado ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), disponibilizar-se-á um material instrucional que possa ser utilizado por docentes do ensino básico para o ensino deste tema.-
Descrição: dc.descriptionIt is observed that, in high school, students have little contact with themes that relate scientific and technological innovations to their daily lives. Thinking about this theme and the need to introduce new themes related to the teaching of chemistry in high school, we propose a current study topic on a little-studied state of matter: the glassy state. Usually, in basic education, the studied states of matter are solid, liquid, and gaseous. Based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TML), and with the use of a Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), a didactic sequence was elaborated in order to be potentially meaningful, in order to provide the understanding of the studied concepts and their applications in daily life. According to the PMTU steps, there is also the possibility of using other potentially meaningful resources such as experimentation and concept maps, such as educational resources. As a product associated with the Course Conclusion Work (CCW), institutional material will be available that can be used by teachers of basic education to teach this theme.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectTransição vítrea-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectVidro-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectGlass transition-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Título: dc.titleProposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do estado vítreo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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