A figura feminina em construção na literatura portuguesa: Repensando a ficção em Capitães de Abril

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLugarinho, Mário César-
Autor(es): dc.contributorCPF:67785443222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356E1-
Autor(es): dc.contributorMenegaz, Ronaldo-
Autor(es): dc.contributorCPF:72139060322-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3542689147499957-
Autor(es): dc.contributorJorge, Silvio Renato-
Autor(es): dc.contributorCPF:07967463122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799316J4-
Autor(es): dc.contributorSilva, Dalva Maria Calvão da-
Autor(es): dc.contributorCPF:46398659622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792706A4-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Monica do Nascimento-
Autor(es): dc.contributorCPF:07457800922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763889Z7-
Autor(es): dc.creatorMendes, Monique Cordeiro Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771378-
Descrição: dc.descriptionSe trata de un estudio cuyo objetivo es señalar la transformación de la imagen femenina que se produjo en la mujer a lo largo de los años. Plantea, pues, no sólo apuntar los cambios significativos de esa imagen en Portugal, sino también los modelos de ahí plasmados, anteriores a la Revolución de los Claveles hasta su ápice revolucionario. Una imagen que poco a poco ha sido representada a través de los siglos y sus reflejos en la producción cinematográfica de dicha Revolución. Este corpus se establece en la historia literaria de Portugal por medio de una arista comparativa, que tendrá como modelo la imagen de la mujer en la Era Clásica, como lo comprueban las Cartas portuguesas (1699), de sóror Mariana Alcoforado, y la que se (re)constituyó después, en la Era Contemporánea, con la relectura planteada, a partir del título, en Nuevas cartas portuguesas (1973), de María Velho da Costa, María Tereza Horta y María Isabel Barreno - las llamadas Tres Marías - y la película Capitanes de abril (2000), de María Medeiros. Es como si las cartas escritas estuvieran puestas en la mesa, para aclarar todos los puntos de una cuestión, sin nada omitir. Donde ellas pueden revelar sus intenciones; actuar a las claras; abrir el juego; enseñar las cartas . Y esta complicidad femenina aparece de un modo inaudito, porque no son firmadas ni tampoco lo necesitarían, pues no son cartas de una mujer, sino DE LA MUJER.-
Descrição: dc.descriptionTrabalho que tem por objetivo apontar a transformação da imagem feminina, da mulher através dos tempos. Tem como proposta apontar a mudança significativa da imagem feminina portuguesa e dos modelos dela idealizados anteriores à Revolução dos Cravos até o ápice revolucionário. Como a imagem foi sendo representada no decorrer dos séculos até a sua representação na produção cinematográfica da Revolução dos Cravos. Este corpus se estabelece na história literária portuguesa, num viés comparativo, que tomará como modelo a imagem delineada da mulher na Era Clássica, com as Cartas Portuguesas (1699), de Mariana do Alcoforado, e aquela imagem que se (re)constitui, na Era Contemporânea, com a releitura proposta, desde o título, em Novas Cartas Portuguesas (1973), das chamadas Três Marias , a saber, Maria Velho da Costa, Maria Tereza Horta e Maria Isabel Barreno, e o filme Capitães de Abril (2000), de Maria de Medeiros. É como se as cartas escritas estivessem sendo colocadas na mesa, no sentido de esclarecer todos os pontos de uma questão, sem omitir nada. Onde elas podem declarar suas intenções; agir às claras, abrir o jogo; mostrar as cartas . E esta cumplicidade feminina aparece de forma interessante, visto que as cartas não são assinadas e nem precisariam, pois não são cartas de uma mulher e sim DA MULHER.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLetras-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos literários-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectLiteraturas estrangeiras modernas-
Palavras-chave: dc.subjectImagem da mulher-
Palavras-chave: dc.subjectCapitães de Abril-
Palavras-chave: dc.subjectRevolução-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA figura feminina em construção na literatura portuguesa: Repensando a ficção em Capitães de Abril-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.