Não pode ser, mas é: fronteiras do sobrenatural no cinema brasileiro contemporâneo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBragança, Maurício-
Autor(es): dc.contributorLabriola, Rodrigo-
Autor(es): dc.contributorOliveira Júnior, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.creatorBasílio, Fabrício-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21494-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771377-
Descrição: dc.descriptionA garota capaz de atravessar paredes. A vila povoada de idosos, mas com o cemitério fechado. Os irmãos abandonados pelos pais em uma estrada. Essa dissertação tem o intuito de fusionar teorias literárias e cinematográficas a partir da investigação de como o sobrenatural opera no cinema de fluxo. Para isso, nos apoiamos em três filmes do “novíssimo” cinema brasileiro: A Alegria (2011), Histórias Que Só Existem Quando Lembradas (2011) e Eles Voltam (2013). Nesse processo, inicialmente revistamos as categorias literárias procurando similaridades entre estas e nossos objetos fílmicos. Após isso, trazemos a discussão para o cinema, ponderando como o “cinema fantástico” é visto enquanto gênero cinematográfico, para em seguida balizarmos como os elementos sobrenaturais se comportam no cinema de fluxo. Nesse meio, nos dedicamos a questões como a narrativa rarefeita, a criação de um atmosfera abstrata, os silêncios e as elipses e a proposição de uma realidade ambígua. Postas essas discussões, buscamos aglutinar teorias literárias e cinematográficas na análise dos filmes propostos. Partindo da noção de que o cinema de fluxo trabalha como uma narrativa rarefeita, de acontecimentos diminutos que não necessariamente propõe uma progressão narrativa, propomos analisar os filmes por elementos ressaltados por essa estética, como o tempo e o espaço.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThe girl who can walk through walls. A village populated by elderly people, but there is a closed cemetery. The brothers abandoned their parents on a road. This dissertation intends to fuse literary and cinematographic theories from the investigation of how the supernatural operates in the flow cinema. For this, we rely on three films from the "novíssimo" Brazilian cinema: The Joy (2011, Found Memories (2011) and They’ll Come Back (2013). In this process, we initially reviewed literary categories looking for similarities between these and our film objects. After that, we bring the discussion to the cinema, pondering as the "fantastic cinema" is seen as a cinematographic genre, to compreend how the supernatural elements behave in the flow cinema. In this context, we focus on issues such as rarefied narrative, the creation of an abstract atmosphere, silences and ellipses, and the proposition of an ambiguous reality. With these discussions in mind, we seek to bring together literary and cinematographic theories in the analysis of these films. Starting from the notion that the flow cinema works with a rarefied narrative, ofsubtle events that does not necessarily propose a narrative progression, we propose to analyze the films by elements emphasized by this aesthetic, as time and space.-
Descrição: dc.description164f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema fantástico-
Palavras-chave: dc.subjectCinema de fluxo-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro contemporâneo-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros cinematográficos-
Palavras-chave: dc.subjectSobrenatural-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectSobrenatural-
Palavras-chave: dc.subjectFantastic cinema-
Palavras-chave: dc.subjectFlow cinema-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary Brazilian cinema-
Palavras-chave: dc.subjectCinematographic genres-
Palavras-chave: dc.subjectSupernatural-
Título: dc.titleNão pode ser, mas é: fronteiras do sobrenatural no cinema brasileiro contemporâneo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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