Uma proposta de aplicação da gamificação no ensino de termologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eduardo Oliveira Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorSantos, Isabelle Christine Gomes Messias de Sousa Venancio dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26617-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771375-
Descrição: dc.descriptionCom a revolução tecnológica trazendo uma maior dependência humana à tecnologia, vemos que os aparelhos digitais e a internet vêm se mostrando como sendo uma ferramenta cada vez mais integrada na vida das pessoas. É praticamente impossível conhecer, atualmente, um grande número de pessoas que não tenha inserido em seu estilo de vida qualquer aparelho tecnológico. Entretanto, dentro do contexto educacional, podemos perceber que na maioria das vezes a tecnologia não vem sendo utilizada, visto que ainda existe uma visão obsoleta do ensino de Física, voltado em sua maioria para aulas tradicionalmente expositivas. Por este motivo, muitos profissionais da educação têm estudado diversas metodologias ativas de ensino que potencializem o aprendizado, e dentre elas, a Gamificação da sala de aula se mostra cada vez mais relevante. Este trabalho busca fazer um estudo minucioso acerca da metodologia em questão, diferenciando-a de metodologias semelhantes que podem ser confundidas com esta e explicando também a principal diferença entre jogar e gamificar. Posteriormente é feito um levantamento bibliográfico de estudos de caso que já tenham aplicado a metodologia no ensino de Física, a fim de mostrar os resultados e as vantagens apresentadas pela metodologia quando utilizada na sala de aula. Após o levantamento bibliográfico, este trabalho apresenta também uma proposta de aplicação da Gamificação da sala de aula para o ensino de Termologia. A sequência didática construída é indicada para turmas do segundo ano do ensino médio, ressaltando elementos de games que podem vir a ser úteis para atrair o interesse dos estudantes com atividades mais dinâmicas. Para a elaboração da proposta, foram analisados também prós e contras de algumas plataformas gamificadas que pudessem ser utilizadas na sequência didática, até que finalmente fosse selecionada a plataforma Wordwall, utilizada nesta sequência, além de suas ferramentas e funcionalidades.-
Descrição: dc.descriptionWith the technological revolution bringing human dependence on technology, we see that digital devices and the internet are proving to be an increasingly integrated tool in people's lives. It is practically impossible to know, nowadays, a large number of people who have not inserted any technological device into their lifestyle. However, within the educational context, we can see that most of the time technology has not been used, since there is still an obsolete view of Physics teaching, mostly focused on traditionally expository classes. For this reason, many education professionals have been studying several active teaching methodologies that enhance learning, and among them, the classroom gamification is increasingly relevant. This work seeks to make a detailed study of the methodology in question, differentiating it from similar methodologies that can be confused with this one and also explaining the main difference between playing and gamifying. Subsequently, a bibliographic survey of case studies that have already applied the methodology in Physics teaching is carried out, in order to show the results and advantages presented by the methodology when used in the classroom. After the bibliographic survey, this work also presents a proposal for the application of Gamification in the classroom for the teaching of Thermology. The didactic sequence built is suitable for classes in the second year of high school, highlighting game elements that can be useful to attract the interest of students with more dynamic activities. For the elaboration of the proposal, pros and cons of some gamified platforms that could be used in the didactic sequence were also analyzed, until finally the Wordwall platform was chosen and used in this sequence, in addition to its tools and functionalities.-
Descrição: dc.description102 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativas-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectWordwall-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectActive Methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School-
Palavras-chave: dc.subjectWordwall-
Título: dc.titleUma proposta de aplicação da gamificação no ensino de termologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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