A abordagem de temas ambientais nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas e experiências de professores/as de Niterói/RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Maria Karoline Vaconcellos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29487-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771366-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho é uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo geral investigar e refletir sobre como professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalham temas ambientais, atentando às metodologias/linguagens utilizadas e bibliografias acessadas, e quais vertentes da Educação Ambiental são mobilizadas em suas práticas pedagógicas. A metodologia contou com a aplicação de um questionário a doze professores atuantes do 1o ano ao 5o ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Niterói. O roteiro do questionário foi composto por questões abertas organizadas em três eixos referentes a: (I) levantamento dos dados pessoais de cada professor incluindo formação acadêmica; local e tempo de trabalho no magistério; (II) levantamento sobre metodologias/linguagens e fontes de consulta empregadas nas aulas que abordam temas ambientais; oportunidade de discussão sobre EA na formação inicial e continuada; importância que atribuem à EA nos anos iniciais e projetos de EA da escola; (III) apropriação de alguma macrotendência da EA (LAYRARGUES e LIMA, 2014) em seu trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Também foi perguntado sobre como tem sido sua prática docente no contexto da pandemia de Covid-19. As respostas obtidas com os dois grupos de professores foram analisadas de forma qualitativa, sem propósito de comparar as escolas, e foram articuladas em uma discussão com base nos referenciais teóricos selecionados. Os principais resultados indicam as perspectivas pragmática e crítica como as mais identificadas entre as professoras. Foi possível também perceber que a maioria das respondentes tiveram, durante sua formação, oportunidade de discutir sobre temas ambientais e que buscam, de alguma forma, inserir temáticas ambientais em suas aulas de Ciências, mobilizando recursos didáticos diversos e fontes variadas de consulta. A reflexão desenvolvida nesse estudo pretende contribuir para a discussão sobre a importância do trabalho com temas ambientais no Ensino Fundamental I, compreendendo algumas possibilidades e desafios que se apresentam ao trabalho docente no cotidiano das escolas.-
Descrição: dc.descriptionThe present work is a qualitative research that had the general objective of investigating and reflecting on how teachers from the early years of Elementary Education work on environmental themes, paying attention to the methodologies / languages used and accessed bibliographies, and which aspects of the Environmental Education are mobilized in their pedagogical practices. The methodology included the application of a questionnaire to twelve teachers working from the 1st year to the 5th year of elementary school in two public schools in Niterói. The questionnaire script was composed of open questions organized in three axes related to: (I) survey of the personal data of each teacher including academic training; place and time of work in the teaching profession; (II) survey on methodologies / languages and sources of consultation used in classes that address environmental issues; opportunity to discuss EE in initial and continuing education; importance they attach to EE in the early years and school EE projects; (III) the appropriation of some macro tendency of EE (LAYRARGUES and LIMA, 2014) in their pedagogical work developed at school. He was also asked about his teaching practice in the context of the Covid-19 pandemic. The answers obtained with the two groups of teachers were analyzed qualitatively, with no purpose of comparing schools, and were articulated in a discussion based on the selected theoretical frameworks. The main results indicate the pragmatic and critical perspectives most identified among teachers. It was also possible to identify that most respondents had, during their training, an opportunity to discuss environmental issues and that they seek in some way to insert environmental themes in their Science classes. The reflection developed in this study intends to contribute to the discussion about the importance of working with environmental themes in Elementary School I, understanding some possibilities and challenges that are presented to the teaching work in the daily life of schools.-
Descrição: dc.description57 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMacrotendências-
Palavras-chave: dc.subjectMeio Ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor de ensino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectConscientização-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectMacro trends-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironment-
Palavras-chave: dc.subjectEarly years of elementary school-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Título: dc.titleA abordagem de temas ambientais nos anos iniciais do ensino fundamental: perspectivas e experiências de professores/as de Niterói/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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