Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luiza Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | Bampi, Maria Luiza Furlin | - |
Autor(es): dc.contributor | Sbano, Valmir Cândido | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Ruan das Flores de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771344 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação teve por objetivo produzir uma prática cuja finalidade é romper com modelos conservadores no ensino de conteúdos da física associados a conteúdos de biologia, na interface com a educação ambiental crítica. Para tanto, os seguintes passos foram dados: elaboração de uma prática alternativa aos modelos conservadores na interface entre conteúdos de física, da biologia e da educação ambiental; análise do desenvolvimento desta prática a partir das narrativas dos atores de uma sala de aula: professor e alunos; (re)elaboração da prática proposta inicialmente e divulgação da prática re(elaborada), a partir da proposta de oficina1 para a formação continuada para professores de física e ou de biologia, cujo tema foi a interface das duas disciplinas com a educação ambiental crítica | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aimed to produce a practice whose purpose is to break with conservative models in the teaching of physics contents associated with biology contents, in the interface with critical environmental education. To do so, the following steps were taken: elaboration of an alternative practice to conservative models in the interface between physics, biology and environmental education contents; analysis of the development of this practice from the narratives of the actors of a classroom: teacher and students; re-elaboration of the initially proposed practice and dissemination of the re-elaborated practice, based on the proposal of a workshop 2 for continuing education for physics and / or biology teachers, whose theme was the interface of the two disciplines with critical environmental education | - |
Descrição: dc.description | 77 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical environmental education | - |
Título: dc.title | Práticas alternativas no ensino das ciências: as relações entre os conteúdos de física e de biologia na interface com a educação ambiental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: