Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Papini, Rossana Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4091886425684526 | - |
Autor(es): dc.contributor | Habib, Paula Arantes Botelho Briglia | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4715013949595967 | - |
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Alen Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6471537751914677 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3836483151925411 | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Elaine Ferreira Arruda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32667 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771325 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho teve entre seus objetivos apresentar a importância da Pedagogia da Alternância na formação dos educadores e educadoras do campo. Outros objetivos foram a valorização das vivências, de um saber de experiência feito (LARROSA, 2002), aqui compondo fios de narrativas em busca de uma tessitura, um texto, advindo da imersão em múltiplas redes educativas (ALVES, 2008, 2010, 2013), em diversos cotidianos escolares/universitários e relativos às populações tradicionais do Brasil. Foi utilizado um referencial teórico fundamentado na orientação à feitura deste trabalho e nas experiências vividas no Tempo Comunidade do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo nos eixos temáticos de “Agroecologia” e “Cidadania no Campo” . Além disto, houve a participação em um projeto de extensão da universidade junto a outras instituições para o fortalecimento da agricultura familiar, incluindo a pesca artesanal, no Estado do Rio de Janeiro, o que nos proporcionou o contato com a comunidade de pescadores e pescadoras artesanais de Aré, organizados através da Colônia de Pescadores Z20, no município de Itaperuna (RJ). Neste sentido, estas vivências contribuíram para um importante percurso educativo, formativo, acerca da valorização da formação docente, das comunidades tradicionais, das questões agrárias, agroecológicas e de justiça social e ambiental, dando origem a este texto. | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to present the importance of Alternation Pedagogy in the training of rural educators. Other objectives were the valorization of experiences, of knowledge from experience (LARROSA, 2002), here composing threads of narratives in search of a texture, a text, arising from immersion in multiple educational networks (ALVES, 2008, 2010, 2013), in various school/university routines and related to traditional populations in Brazil. A theoretical framework was used based on the guidance for carrying out this work and on the experiences lived in the Community Time of the Interdisciplinary Degree in Rural Education course in the thematic axes of “Agroecology” and “Citizenship in the Countryside”. In addition, there was participation in a university extension project together with other institutions to strengthen family farming, including artisanal fishing, in the State of Rio de Janeiro, which provided us with contact with the community of artisanal fishermen and women. de Aré, organized through the Z20 Fishermen's Colony, in the municipality of Itaperuna (RJ). In this sense, these experiences contributed to an important educational and training journey, regarding the appreciation of teacher training, traditional communities, agrarian, agroecological and social and environmental justice issues, giving rise to this text. | - |
Descrição: dc.description | 46 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da alternância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecologia e cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culturas de pescadores(as) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidades tradicionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alternation pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecology and citizenship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fisherman cultures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Traditional communities | - |
Título: dc.title | Educação do campo, experiências e pescadores: vivenciando múltiplas realidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: