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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Maria Onete Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Bergo, Renata Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Paulo de Tassio Borges da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Giselle Carvalhaes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771323 | - |
Descrição: dc.description | O tema objeto deste trabalho é Alfabetização. O texto versa, de modo especial sobre a alfabetização no Município de Angra dos Reis no momento mais agudo da pandemia do Coronavírus. Considerei importante estudar o tema, pois a alfabetização é a parte mais importante na vida escolar, dada a sua natureza introdutória no sistema letrado. Com o proposito de conhecer, de perto, de que modo os professores alfabetizadores conseguiriam cumprir com as tarefas inerentes à sua função; analisar a proposta da prefeitura e os resultados desse processo, foi a tarefa aqui realizada. Neste sentido, o objetivo deste estudo consiste em compreender a atuação de professores alfabetizadores e alunos diante da novidade do ensino remoto. Foi usada como metodologia a pesquisa exploratória feita em duas turmas de primeiro ano pertencentes a uma escola pública na cidade de Angra dos Reis, e para que esse trabalho se desenvolvesse de forma sólida foram usadas entrevistas realizadas com as professoras alfabetizadoras, alunos e pais, análise de materiais utilizados, mecanismos disponibilizados pela prefeitura e outros. Pode-se perceber que mesmo com dificuldades e desafios encontrados para alfabetizar remotamente, as professoras não deixaram de buscar novos recursos para dar continuidade à alfabetização de seus alunos, procurando sempre dar o seu melhor. Entretanto, os resultados não foram animadores e as explicações são muitas, mas a principal deriva das questões estruturais da sociedade e ausência de compromisso com os fins da educação, questão histórica na educação brasileira. | - |
Descrição: dc.description | The subject matter of this work is Literacy. The text deals, in a special way, with literacy in the municipality of Angra dos Reis at the most acute moment of the corona virus pandemic. I will grant it is important to study the subject, since literacy is the most important part of school life, given its introductory nature in the literate system. With the purpose of knowing, up close, how literacy teachers would be able to fulfill the tasks inherent to their function; analyzing the city hall's proposal and the results of this process was the task performed here. In this sense, the objective of this study is to understand the role of literacy teachers and students in the face of the novelty of remote teaching. The exploratory research carried out in two first-year classes belonging to a public school in the city of Angra dos Reis was used as a methodology, and for this work to develop in a solid way, interviews were used with literacy teachers, students and parents, analysis of materials used, mechanisms made available by the city hall and others. It can be seen that even with difficulties and challenges encountered to teach literacy remotely, the teachers did not stop looking for new resources to continue the literacy of their students, always trying to do their best. However, the results were not encouraging and there are many explanations, but the main one derives from the structural issues of society and lack of commitment to the ends of education, a historical issue in Brazilian education. | - |
Descrição: dc.description | 49 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino remoto | - |
Palavras-chave: dc.subject | escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | pandemia do covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | pandemic-covid-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | public school | - |
Título: dc.title | Alfabetização em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre os desafios e dificuldades na alfabetização remota | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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