Uma alternativa lúdica para o ensino da Radiobiologia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKelecom, Alphonse Germaine Albert Charles-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6571492090892651-
Autor(es): dc.contributorThalhofer, Jardel Lemos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3033252031544667-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Luiz Antônio Botelho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8677935625128360-
Autor(es): dc.contributorLima, Marco Antônio Frota-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8650134043546975-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Iris Bomfim Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31609-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771320-
Descrição: dc.descriptionA cidade de Alexandria em seu auge era considerada a metrópole mais importante do mundo, sendo visitada por diversos povos, o que conferia uma diversidade de conhecimento e cultura. A biblioteca de Alexandria era o maior e o mais importante centro de estudos da época. Até hoje existem incontáveis histórias acerca da sua destruição, inclusive envolvendo a própria população e fanáticos religiosos. De acordo com Carl Sagan, na série Cosmos, um dos fatores para o declínio, foi a falta de democratização da ciência, o que culminou no desinteresse da população em relação ao conhecimento produzido entre aquelas paredes. Assim como a biblioteca de Alexandria há séculos atrás, a educação e as instituições de ensino vêm sofrendo vários ataques, é possível ver que este problema não ficou apenas no passado. A popularização da ciência vem tentando mitigar a desinformação que vemos sendo disseminada diariamente, inclusive durante a pandemia da COVID-19 que matou quase 7 milhões de pessoas ao redor no mundo (WORLDOMETER, 2023). Assim como a divulgação científica, outras formas de diminuir a desinformação sobre alguns temas sensíveis pode vir de várias formas, inclusive da forma que ensinamos, como por exemplo as metodologias ativas de aprendizagem. Desta forma as metodologias ativas de aprendizagem apresentam ferramentas que visam facilitar a aprendizagem e abordar temas complexos através de produção de seminários, debates, oficinas, saídas de campo, experimentos e jogos. A utilização de jogos vem ganhando cada vez mais espaço na sala de aula pois proporcionam estímulo, interesse e interação entre os alunos. Jogos pensados para abordar o tema da radioatividade são uma ferramenta já utilizada em sala de aula, jogos como “Radiogan”, “Coleta Certa” e “Nuclear” foram desenvolvidos para facilitar o aprendizado sobre a temática da radioatividade. A radioatividade é um tema importante para as ciências e devido aos vários pré-conceitos e aversão que permeiam esta área de conhecimento é necessário que os futuros profissionais da educação sejam capazes de ensinar e abordar este conteúdo de forma crítica para diminuir a desinformação e preconceitos que podem atingir as gerações futuras. Portanto, o objetivo deste trabalho foi criar e aplicar um jogo que auxilie no aprendizado e revisão da disciplina de Radiobiologia ofertada na Universidade Federal Fluminense e que também funcione como uma autoavaliação do aluno. O jogo de tabuleiro criado, nomeado RevisaRad possui vários elementos, que contribuíram para rever, analisar e elucidar algumas dúvidas sobre o tema da radioatividade. Além disso, o jogo contribuiu para uma revisão e autoavaliação acerca do conteúdo apresentado durante o semestre. Através de um formulário foi obtido um feedback dos alunos que participaram da atividade assim, a partir deste foi possível ver que a ferramenta criada teve uma grande aceitação por parte dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThe city of Alexandria in its splendor was considered the most important metropolis in the world, being visited by different people, which provided a diversity of knowledge and culture. The library of Alexandria was the largest and most important study center at the time. To this day, there are countless stories about its destruction, including those involving the population itself and religious fanatics. According to Carl Sagan, in the series Cosmos, one of the factors for the decline was the lack of democratization of science, which culminated in the population's lack of interest in the knowledge produced within those walls. Just like the Alexandria library centuries ago, education and educational institutions have suffered several attacks, and it is possible to see that this problem is not just something of the past. The popularization of science has been trying to mitigate the misinformation that is seen being disseminated daily, including during the COVID-19 pandemic that killed almost 7 million people around the world (WORLDOMETER, 2023). Like scientific dissemination, other ways of reducing misinformation on some sensitive topics can come in various forms, including the way we teach, such as active learning methodologies. In this way, active learning methodologies present tools that aim to facilitate learning and address complex topics through the production of seminars, debates, workshops, field trips, experiments, and games.The use of games is gaining more and more space in the classroom as they provide stimulation, interest and interaction between students. Games designed to address the topic of radioactivity are a tool already used in the classroom. Games such as “Radiogan”, “Coleta Certa” and “Nuclear” were developed to facilitate learning about radioactivity topics. Radioactivity is an important topic for science and due to the various prejudices and aversion that permeate this area of knowledge, it is necessary that the future education professionals be able to teach and approach this content in a critical way to reduce the misinformation and prejudices that can reach future generations. Therefore, the objective of this work was to create and apply a game that helps in learning and reviewing the Radiobiology discipline offered at Universidade Federal Fluminense and that also functions as a student self-assessment. The board game we created, named RevisaRad, has several elements, which contributed to review, analyze and clarify some doubts on the topic of radioactivity. Furthermore, the game contributed to a review and self-evaluation of the content presented during the semester. Through a form, feedback was obtained from the students who participated in the activity, so from this it was possible to see that the tool created was widely accepted by the students.-
Descrição: dc.description76 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjectRadiobiologia-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Título: dc.titleUma alternativa lúdica para o ensino da Radiobiologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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