Estudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Jacqueline de Sousa-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Maria Bernadete da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771318-
Descrição: dc.descriptionO fracasso escolar é um problema presente na maioria das escolas brasileiras. Contudo, atualmente há a necessidade de se refletir se essa situação se deve realmente a uma dificuldade do aluno em adquirir o conhecimento ou a um sistema de ensino ultrapassado que acaba por excluir e marginalizar os alunos que não conseguem se adequar a esse sistema. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a experiência de uma professora da rede municipal de ensino do município de Miracema – RJ que obteve sucesso junto a uma turma que era considerada como de fracasso escolar no intuito de compreendermos como a postura e a forma de trabalhar dessa professora influenciou a aprendizagem desses alunos a fim de que estes pudessem reter os conteúdos ensinados e transformá-los em conhecimentos. Conclusivamente, a pesquisa observou que tanto o relato da experiência vivenciada pela professora como os achados científicos sustentam que, para vencer o fracasso escolar, é necessário um estreitamento de laços entre o professor e alunos. Só assim será possível promover melhores resultados no processo de aquisição do conhecimento. A afetividade e a utilização de recursos lúdicos, bem como as experiências vivenciadas pelos alunos são fundamentais. Não basta ao professor manter uma postura de detentor do conhecimento válido e de mero transmissor desse conhecimento. É fundamental que o mesmo passe a adotar uma postura de mediação, capaz de estimular aos alunos interagirem entre si e com o mundo e, consequentemente, produzirem o próprio conhecimento-
Descrição: dc.descriptionSchool failure is a problem present in most Brazilian schools. However, there is a need today to reflect whether this situation is really due to a student's difficulty in acquiring knowledge or an outdated teaching system that ends up excluding and marginalizing students who can not fit into that system. Thus, the general objective proposed for the research is to analyze the experience of a teacher of the municipal education network in the city of Miracema - RJ, who succeeded in a group that was considered as a school failure group in order to understand how the Posture and the way of working of this teacher influenced the learning of these students so that they could retain the contents taught by transforming them into knowledge.Conclusively the research observed that both the report of the experience lived by Professor Maria Gessemi Moreira Padilha da Fonseca and the scientific findings support that to overcome the school failure is necessary a closer bond between the teacher and the student is able to promote better results in the Knowledge acquisition process, considering the affectivity and the use of play resources, as well as the experiences lived by the students; Rather than just maintaining a valid knowledge holder posture and merely transmitting that knowledge; Thus adopting a measurement posture allowing students to interact and produce their knowledge-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Failure-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-based learning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning strategies-
Palavras-chave: dc.subjectAffective education-
Título: dc.titleEstudo sobre as competências para ensinar: diálogos com uma professora transformadora-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.