O cinema e seu duplo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerraz, Maria Cristina Franco-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3089046352451907-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2258303291123908-
Autor(es): dc.creatorCapeller, Ivan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30348-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771304-
Descrição: dc.descriptionUma tentativa de sistematização das relações do cinema com a História. Quatro níveis possíveis de leitura da historicidade de um filme são analisados de acordo com o seu modo particular de inscrição do tempo na película, confrontando o caráter documental que todo filme apresenta ao seu aspecto codificado de texto a ser interpretado. A tensão assim estabelecida no filme entre os seus processos (técnicos) de reprodução cinemática e os seus códigos (estéticos) de representação cinematográfica é pensada como um eixo para a reflexão cinematográfica da (e sobre a) História que se projeta ao longo de toda a história do cinema como um traço característico de sua mímesis traço esse que possibilita o seu posterior rastreamento a partir dos elementos auto-reflexivos que se inscrevem, ora como documento, ora como texto, na película, de forma intencional ou não-
Descrição: dc.descriptionAn attempt to put into a more systemic perspective all the possible relations between cinema and history. Four levels of historicity are proposed for film studies according to the particular way that each one of them inscribes time into film. The documental aspect inherent to film is discussed in relation to its linguistically codified character, unveiling the tension between its (technical) processes of cinematical reproduction and its (aesthetical) codes of cinematographical representation, and pointing to the fact that its indicial traces always allow for history, in a self-reflexive discourse, to inscribe itself, either as a document or as a text, unintentionally or not, in film-
Descrição: dc.description263 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMímesis-
Palavras-chave: dc.subjectCinema - aspecto histórico-
Palavras-chave: dc.subjectFilme-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectMímesis-
Título: dc.titleO cinema e seu duplo-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.