Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Maria Cristina Franco | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3089046352451907 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2258303291123908 | - |
Autor(es): dc.creator | Capeller, Ivan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30348 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771304 | - |
Descrição: dc.description | Uma tentativa de sistematização das relações do cinema com a História. Quatro níveis possíveis de leitura da historicidade de um filme são analisados de acordo com o seu modo particular de inscrição do tempo na película, confrontando o caráter documental que todo filme apresenta ao seu aspecto codificado de texto a ser interpretado. A tensão assim estabelecida no filme entre os seus processos (técnicos) de reprodução cinemática e os seus códigos (estéticos) de representação cinematográfica é pensada como um eixo para a reflexão cinematográfica da (e sobre a) História que se projeta ao longo de toda a história do cinema como um traço característico de sua mímesis traço esse que possibilita o seu posterior rastreamento a partir dos elementos auto-reflexivos que se inscrevem, ora como documento, ora como texto, na película, de forma intencional ou não | - |
Descrição: dc.description | An attempt to put into a more systemic perspective all the possible relations between cinema and history. Four levels of historicity are proposed for film studies according to the particular way that each one of them inscribes time into film. The documental aspect inherent to film is discussed in relation to its linguistically codified character, unveiling the tension between its (technical) processes of cinematical reproduction and its (aesthetical) codes of cinematographical representation, and pointing to the fact that its indicial traces always allow for history, in a self-reflexive discourse, to inscribe itself, either as a document or as a text, unintentionally or not, in film | - |
Descrição: dc.description | 263 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mímesis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filme | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mímesis | - |
Título: dc.title | O cinema e seu duplo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: