Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Ronald Marques dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Melibeu, Adriana da Cunha Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Rodrigo Colaço das | - |
Autor(es): dc.contributor | https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=1B7E1202E0B627D758F6D6DE53A03E14# | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Bruna Pessoa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29472 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771298 | - |
Descrição: dc.description | A emergência da Pandemia em 2020 pela COVID-19 alterou profundamente o modo de vida e as relações sociais em todo o mundo. Dentre as diversas medidas tomadas a fim de conter o avanço da doença, o fechamento das escolas forçou por quase dois anos os estudantes a uma educação à distância, por meio do ensino remoto emergencial. Tendo em mente o quanto as instituições escolares são primordiais para o desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes, trabalhando habilidades cognitivas e socioemocionais, e que a cognição e emoção são duas competências diretamente relacionadas, o presente estudo buscou elucidar qual a extensão dos efeitos pandêmicos e de distanciamento social sobre o processo de ensino-aprendizagem, a saúde mental e o amadurecimento. Para alcançar este objetivo, foram realizadas entrevistas com professores do Ensino Fundamental II de escolas das redes pública e privada de ensino do município do Rio de Janeiro. Verificou-se que os estudantes regressaram às aulas presenciais com notáveis déficits tanto em habilidades socioemocionais quanto cognitivas, apresentando lacunas significativas na aprendizagem e no desenvolvimento, e um aparente aumento nos casos de desequilíbrios emocionais. Esta pesquisa evidencia o quanto a sala de aula e as interações com os colegas e educadores são insubstituíveis. | - |
Descrição: dc.description | The emergence of the Pandemic in 2020 by COVID-19 profoundly altered the way of life and social relations around the world. Among the various measures taken to contain the spread of the disease, the closure of schools forced students into distance education for almost two years, through emergency remote teaching. Bearing in mind how fundamental school institutions are for the healthy development of children and adolescents, working on cognitive and socio-emotional abilities, and that cognition and emotion are two directly related skills, the present study sought to elucidate the extent of the pandemic effects and social distancing on the teaching-learning process, mental health and maturation. To achieve this objective, interviews were conducted with Elementary School teachers from public and private schools in the city of Rio de Janeiro. It was found that students returned to face-to-face classes with notable deficits in both socio-emotional and cognitive skills, showing significant gaps in learning and development, and an apparent increase in cases of emotional imbalances. This research shows how irreplaceable the classroom and interactions with colleagues and educators are. | - |
Descrição: dc.description | 46 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde Mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020- | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante do ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mental Health | - |
Título: dc.title | O aprendizado e a pandemia por COVID-19: uma relação entre o incremento dos transtornos mentais e sua implicação no processo de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: