As contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Educação Física da Universidade Federal Fluminense

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Fabiano dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0468143359513798-
Autor(es): dc.contributorSilva, Jean Carlos Miranda da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7824407870274493-
Autor(es): dc.contributorTerra, Dinah Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6508573831557108-
Autor(es): dc.contributorAguiar, Glauco da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8015988367814929-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7694830241925518-
Autor(es): dc.creatorMarins, Renata Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27570-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771294-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa visou realizar um estudo sobre as contribuições que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física da Universidade Federal Fluminense (UFF) Niterói proporcionou na Formação Inicial de Professores de Educação Física, no período de 2010 - 2018. Delineou-se o processo de implementação do PIBID, suas etapas, características, atividades pedagógicas e, quais impactos proporcionaram para a formação dos licenciandos participantes. As questões de pesquisa foram: (i) Quais características relativas ao processo de formação inicial de professores podem ser identificadas na implementação da política nacional de formação inicial de professores pelo PIBID de Educação Física da Universidade Federal Fluminense, no período de 2010 - 2018; (ii) Quais os impactos das ações e/ou atividades implementadas pelo PIBID de Educação Física da Universidade Federal Fluminense no período de 2010-2018 na formação inicial e continuada dos professores envolvidos? Na tentativa de responder essas questões, foi realizada uma investigação, uma análise documental, consultando as seguintes fontes: (i) Leis, portarias, editais e relatórios de gestão do PIBID na CAPES; (ii) Documentos dos projetos institucionais do PIBID UFF; (iii) Relatórios dos coordenadores de área dos subprojetos de Educação Física; (iv) Relatórios de gestão do coordenador institucional do PIBID-UFF. Para a produção e coleta de dados, foram aplicados e analisados três tipos de questionários em formato virtual junto aos 3 coordenadores participantes, que responderam a 12 questões fechadas e 7 abertas, somando um total de 19 questões; 7 supervisores participantes responderam a um questionário com 16 questões fechadas e 2 abertas, somando um total de 16 questões e aos futuros professores, que ao todo foram 30 participantes, responderam um questionário com 7 questões abertas e 16 fechadas, perfazendo um total de 23 questões. Neste último grupo, empregou-se o método de análise de similaridade aplicada ao discurso dos discentes, por meio do uso do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva). Durante a realização do Subprojeto do PIBID de Educação Física sob os aspectos formativos dos licenciandos, pode-se afirmar que com a inserção imediata desses agentes no campo escolar onde não se viram mais como estudantes, mas como futuros professores, começaram a construir sua identidade profissional, pois já perceberam esse espaço como seu campo de atuação. A aproximação da universidade com a escola, também foi outro aspecto identificado, pois promoveu uma relação dialética entre teoria e prática, por meio da atuação dos bolsistas do PIBID no seio da Escola Básica através das trocas de experiências, proporcionada pelas discussões e reflexões durante os encontros de planejamento, elaboração, discussão, desenvolvimento e da implementação efetuada com o Subprojeto de Educação Física, e também da construção da práxis pedagógica, onde os conhecimentos científicos e empíricos se encontraram e se complementaram em uma relação bastante dialógica e construtiva. Com relação aos impactos dessas ações implementadas pelo Subprojeto de Educação Física destacam-se a participação dos agentes em diferentes projetos como: Projeto cinema, projeto Enem, projeto rádio na escola, com diversas produções didático-pedagógicas; bibliográficas; artístico-culturais; desportivas e lúdicas. Participaram de eventos acadêmicos, nos quais puderam apresentar trabalhos em congressos, vivenciaram a escola produzindo e compartilhando conhecimentos necessários para o exercício de todo profissional. É possível afirmar que o Subprojeto do PIBID de Educação Física foi um importante instrumento de formação inicial e em serviço para todos os envolvidos, mostrando que o contexto escolar é bastante diverso e merece todo o esforço que o PIBID se propôs em fazer dando sentido a formação discente e docente no campo da Educação Física.-
Descrição: dc.descriptionThis research sought to perform a study about the contributions provided by the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation) of Physical Education of the Federal University Fluminense (UFF) in Niterói for the Initial Training of P.E. Teachers, in the period from 2010 to 2018. The process of implementation of the PIBID was outlined, as well as its stages, characteristics, pedagogical activities and, the impacts they provided for the training of the participating licentiate students. The research questions were: (i) What characteristics related to the process of initial teacher training can be identified in the implementation of the national policy of initial teacher education by the PIBID of Physical Education of the Federal University Fluminense, in the period 2010-2018; (ii) What are the impacts of the actions and/or activities implemented by the PIBID of Physical Education of the Federal University Fluminense in the period of 2010-2018 in the initial and continuing training of the teachers involved? In an attempt to answer these questions, an investigation and a documentary analysis were carried out, consulting the following sources: (i) Laws, ordinances, notices and management reports of PIBID on CAPES; (ii) Documents of the institutional projects of PIBID UFF; (iii) Reports of area coordinators of Physical Education subprojects; (iv) Management reports of the PIBID-UFF institutional coordinator. For data production and collection, three types of virtual questionnaires were applied and analyzed by the three participating coordinators, who answered 12 closed questions and seven open questions, adding up 19 questions; seven participating supervisors answered a questionnaire with 16 closed questions and two open questions, adding up 18 questions, and the future teachers, who were 30 participants, answered a questionnaire with seven open and 16 closed questions, adding up 23 questions . In this last group, the method of analysis of similarity applied to the discourse of the students was used, using the software CHIC (Correspondence & Hierarchical Cluster). During the accomplishment of the PIBID P.E. Subproject under the formative aspects of the licentiate students, with the immediate insertion of these agents in the school field where they did not see themselves as students, but as future teachers, they began to build their professional identity, since they already perceived this space as their field of action. The approach of the university to the school was also another aspect identified, since it promoted a dialectical relationship between theory and practice, through PIBID scholars’ actions in the Basic School through the exchange of experiences, provided by the discussions and reflections during the planning, elaboration, discussion, development and implementation carried out with the Physical Education Subproject, as well as the construction of the pedagogical praxis, where scientific and empirical knowledge was found and complemented in a very dialogical and constructive relationship. Regarding the impacts of these actions implemented by the Physical Education Subproject, there stands out the participation of the agents in different projects such as: Cinema project, ENEM project, radio project in the school, with several didactic-pedagogical, bibliographical, artistic-cultural; sporting and playful. They participated in academic events, in which they could present papers in congresses; they experienced the school routine, producing and sharing knowledge necessary for the exercise of every professional. The P.E. PIBID Subproject was an important instrument of initial formation and in service for all involved, showing that the school context is quite diverse and deserves all the effort that the PIBID set out to direct the student and teacher education in the P.E. field.-
Descrição: dc.description120 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes docentes-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de similaridades-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers' education-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers' knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectAnalysis of similarities-
Título: dc.titleAs contribuições do PIBID na formação inicial de professores de Educação Física da Universidade Federal Fluminense-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.