PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Eloiza Dias-
Autor(es): dc.contributorRosa, Ronney Muniz-
Autor(es): dc.contributorBraga, Solange Naegele Silva-
Autor(es): dc.contributorDeolindo, Jacqueline da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3185355993455315-
Autor(es): dc.creatorAdolfo, Matheus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28540-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771273-
Descrição: dc.descriptionO funk, ritmo autônomo que em suas músicas expressa grande parte da vivência periférica, tem sido alvo de preconceito e discriminação. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão acerca da educação multicultural e decolonial, sobretudo uma educação antirracista, ao buscar identificar se o funk está presente nas escolas, e para além disso, se o funk aparece no currículo da escola básica tradicional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se entender o papel político-social e a importância do uso das músicas como ferramenta pedagógica. Foi possível concluir que o funk está pouco presente na escola, e ainda de forma reprimida, e ausente do currículo escolar do estado do Rio, apesar de os temas das músicas do funk poderem integrar o currículo de sociologia, pois o funk é uma manifestação cultural dos povos colonizados do Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThe autonomous rhythm named Funk, that in their music expresses a large part of the peripheral experience, has been the target of prejudice and discrimination. This research aims to contribute to the discussion about multicultural and decolonial education, especially an anti-racist education, by seeking to identify whether funk is present in schools, and beyond that, if funk appears in the curriculum of traditional basic schools. From a bibliographical and documentary research, we sought to understand the political and social role and the importance of using music as a pedagogical tool. It was possible to conclude that funk is little present in school, and still in a repressed form, and absent from the school curriculum from Rio de Janeiro state, although the themes of funk songs can be part of the sociology curriculum, since funk is a cultural manifestation of the colonized peoples of Brazil.-
Descrição: dc.description38-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFunk; Educação decolonial; Escola; Cultura; Periferia-
Palavras-chave: dc.subjectFunk; Decolonial education; School; Culture; Periphery-
Título: dc.titlePANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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