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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Neves, Eloiza Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Rosa, Ronney Muniz | - |
Autor(es): dc.contributor | Braga, Solange Naegele Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Deolindo, Jacqueline da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3185355993455315 | - |
Autor(es): dc.creator | Adolfo, Matheus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28540 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771273 | - |
Descrição: dc.description | O funk, ritmo autônomo que em suas músicas expressa grande parte da vivência periférica, tem sido alvo de preconceito e discriminação. Esta pesquisa tem o objetivo de contribuir para a discussão acerca da educação multicultural e decolonial, sobretudo uma educação antirracista, ao buscar identificar se o funk está presente nas escolas, e para além disso, se o funk aparece no currículo da escola básica tradicional. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, buscou-se entender o papel político-social e a importância do uso das músicas como ferramenta pedagógica. Foi possível concluir que o funk está pouco presente na escola, e ainda de forma reprimida, e ausente do currículo escolar do estado do Rio, apesar de os temas das músicas do funk poderem integrar o currículo de sociologia, pois o funk é uma manifestação cultural dos povos colonizados do Brasil. | - |
Descrição: dc.description | The autonomous rhythm named Funk, that in their music expresses a large part of the peripheral experience, has been the target of prejudice and discrimination. This research aims to contribute to the discussion about multicultural and decolonial education, especially an anti-racist education, by seeking to identify whether funk is present in schools, and beyond that, if funk appears in the curriculum of traditional basic schools. From a bibliographical and documentary research, we sought to understand the political and social role and the importance of using music as a pedagogical tool. It was possible to conclude that funk is little present in school, and still in a repressed form, and absent from the school curriculum from Rio de Janeiro state, although the themes of funk songs can be part of the sociology curriculum, since funk is a cultural manifestation of the colonized peoples of Brazil. | - |
Descrição: dc.description | 38 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funk; Educação decolonial; Escola; Cultura; Periferia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funk; Decolonial education; School; Culture; Periphery | - |
Título: dc.title | PANCADÃO CARIOCA: a presença do funk como manifestação cultural e possibilidade pedagógica no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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