Cem um tempo que nos caiba: por uma poética do suspenso em Onde vais, Drama-poesia?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaffei, Luis-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Maria Lúcia Wiltshire de-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Cinara de-
Autor(es): dc.creatorSilva, Suelen Cristina Gomes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21781-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771266-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação desenvolve-se como uma possibilidade de atravessamento experimental e exploratório do livro Onde vais, drama-poesia? (2000), da escritora portuguesa Maria Gabriela Llansol, buscando, no rastro do texto em presentes, a compreensão de seu movimento enquanto criador de uma poética do suspenso. Articulam-se vivências e conceitos que se colocam em expansão na fricção entre a escrita da autora e a experiência teatral, o que faz da teoria da literatura e do teatro dois campos teóricos centrais para esta análise, junto de um pensamento filosófico. No ato de atravessar os diferentes jogos da escrita, miramos, com Henri Bergson e Gilles Deleuze, na temporalidade presente com a hipótese de que seja uma desencadeadora da suspensão do texto, de uma (não) poética do suspenso e de uma jornada para o poema. Por esse tempo “passa” o poema, forma-se a imagem e permanece em deslocamento a paisagem do texto-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionThis master thesis presents itself as a possibility of experimental and exploratory crossing of the book Onde vais, drama-poesia? (2000), by writer Maria Gabriela Llansol, articulating experiences and concepts that are in expansion in the friction between the author’s writing and the theatrical experience. In the act of crossing, we look, with Henri Bergson and Gilles Deleuze, at the present temporality with the hypothesis that it’s a trigger of the suspension of the text, of a (not) poetics of the suspended and a journey to the poem. By this time the poem “passes”, the image is formed and remains in displacement the landscape of the text-
Descrição: dc.description113f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMaria Gabriela Llansol-
Palavras-chave: dc.subjectPoética do suspenso-
Palavras-chave: dc.subjectSuspensão-
Palavras-chave: dc.subjectPresente-
Palavras-chave: dc.subjectPoema-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectTempo (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro (Literatura)-
Palavras-chave: dc.subjectLlansol, Maria Gabriela, 1931-2008-
Palavras-chave: dc.subjectPoetic of suspended-
Palavras-chave: dc.subjectSuspension-
Palavras-chave: dc.subjectPresent-
Palavras-chave: dc.subjectPoem-
Título: dc.titleCem um tempo que nos caiba: por uma poética do suspenso em Onde vais, Drama-poesia?-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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