Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodríguez, Martius Vicente Rodriguez y | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Stella Regina Reis da | - |
Autor(es): dc.contributor | Ebecken, Nelson Francisco Favilla | - |
Autor(es): dc.creator | Romi, Fatima Auxiliadora Bezerra Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4430 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771261 | - |
Descrição: dc.description | A análise de redes estabelece um novo paradigma na pesquisa sobre a estrutura social e pode ser aplicada em estudos de diferentes situações e questões sociais. Este estudo tem como objetivo verificar a contribuição das redes sociais informais para o crescimento profissional das pessoas, de modo particular, no ambiente acadêmico, em um curso de Mestrado em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF). A Metodologia empregada foi a Técnica de Análise das Redes Sociais (ARS), com a utilização de software UCINET e NETDRAW. Buscou-se evidenciar a forma de interação dos componentes do universo estudado e o fluxo da informação, considerando-se os fatores: trabalho, amizade e confiança. O desenvolvimento desse estudo caracterizou-se pela identificação do grupo analisado, definição da situação problema, elaboração e aplicação de questionário qualitativo. Os resultados obtidos na pesquisa identificaram os principais atores, a forma de interação entre eles, seus papéis na rede social e a relevância desta rede para o crescimento profissional dos mesmos. | - |
Descrição: dc.description | Network analysis provides a new paradigm in research on social structure and can be applied in studies of different situations and social issues. This study aims to determine the contribution of informal social networks for professional growth of people, especially in the academic environment, in a Master's degree in Systems Management from Universidade Federal Fluminense (UFF). The methodology adopted was Social Networks Analysis (SNA) technique, with the use of the software UCINET and NETDRAW. We sought to emphasize the interaction of the components of the studied universe and the flow of information, considering the factors: work, friendship and trust. The development of this study was characterized by the identification of the group being analyzed, definition of problem situation, developing and implementing qualitative questionnaire. The results obtained in the research identified the main actors, the way of interaction among them, their role in the social network and the relevance of this network for professional growth of themselves. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software ARS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crescimento profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interação social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede de informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social network analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | SNA software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional growth | - |
Título: dc.title | Análise das redes sociais informais com foco no crescimento profissional das pessoas: um estudo de caso | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: