Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Braz, Ruth Maria Mariani | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Sodré, Cátia Lacerda | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Janie Garcia da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Neuza Rejane Wille | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigue, Marlene | - |
Autor(es): dc.creator | Vale, Mírian Renata Medeiros dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29960 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771258 | - |
Descrição: dc.description | A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções. Com isto, esta pesquisa tem como objetivo catalogar atividades psicomotoras a fim de possibilitar a estimulação precoce com as crianças na educação infantil. Para isso, utilizamos uma pesquisa qualitativa e exploratória objetivando criar um site para organizar e disponibilizar conhecimentos que devem ser repassados aos professores que atuam na educação Infantil. Pensando no desenvolvimento psicomotor infantil, o presente trabalho criou um repositório com propostas pedagógicas que possam auxiliar na prática pedagógica docente com informações pertinentes à psicomotricidade, a partir da catalogação das atividades no site. Através de um questionário aplicado aos professores, pretendeu-se conhecer a opinião deles sobre o material elaborado, para em seguida aprimorar o site. O estudo se utilizou de uma pesquisa bibliográfica para elaboração da catalogação dos materiais que se encontra no endereço https://www.psicomotricidadeinfantil.com/.Esperamos que os resultados venham a contribuir para a melhoria do atendimento das crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. Concluímos que o site auxiliará os professores nas pesquisas e na contribuição das diversas atividades psicomotoras para uma prática eficaz | - |
Descrição: dc.description | The interaction during play characterizes the daily life of childhood, bringing with it a lot of learning and potential for the integral child development. By observing the interactions and play between children and between children and adults, it is possible to identify, for example, the expression of affections, the mediation of frustrations, the resolution of conflicts and the regulation of emotions. Thus, this research aims to catalog psychomotor activities that enable early stimulation with children in early childhood education. For this, we used a qualitative and exploratory research to organize the knowledge that must be passed on to teachers who work with children in Early Childhood Education. Thinking about child psychomotor development, this work made available a repository of pedagogical proposals that can help in teaching practice with information relevant to psychomotricity, from the activities catalog on the website. Through a survey send to teachers, intended to know their opinion about the material to improve the site. The study used a bibliographic research to elaborate the catalog of the materials found at https://www.psicomotricidadeinfantil.com. We hope that the results will contribute to the improvement of childcare with Coordination Development Disorder. We conclude that the website will help teachers in their research and in the contribution of the various psychomotor activities for an effective practice. | - |
Descrição: dc.description | 152 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades psicomotoras; estimulação precoce; práticas pedagógicas; educação infantil. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, Educação infantil, Psicomotricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychomotor activities; early stimulation; pedagogical practices, child education | - |
Título: dc.title | Criação de um site para disponibilizar atividades psicomotoras através da estimulação precoce no desenvolvimento integral da criança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: