Vivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorLobo, Ana Paula Santos Lima Lanter-
Autor(es): dc.contributorCouto, Nara Soares-
Autor(es): dc.contributorDias, Renata Codeço-
Autor(es): dc.creatorAltoé, Natália Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-15-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771255-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste estudo, norteado pelas pesquisas do cotidiano é apresentar uma análise da escuta sensível do professor de Educação Infantil e a importância das vozes das crianças no contexto da Educação Infantil a partir da contribuição da Pedagogia Social. Para tal objetivo, apresento minha trajetória como professora de Educação Infantil e pesquisadora e o encontro com a temática apresentada, traço possíveis reflexões com relação ao atendimento das demandas das crianças no segmento da Educação Infantil. A dissertação abordou e buscou a compreensão da importância do acolhimento e da amorosidade no trabalho na Educação Infantil, trazendo conceituações importantes acerca deste primeiro segmento da educação básica, tendo em vista a importância para o trabalho pedagógico com as crianças, de forma a atender as suas curiosidades e desejos de conhecimento. Para atender tal objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa e bibliográfica com entrevistas semiestruturadas, realizadas com professores da Unidade de Educação Infantil do Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. Através dessas vivências, surge esse estudo que traz mais questionamentos e indagações do que respostas prontas para o que se pretende.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this study, guided by everyday research, is to present an analysis of the sensitive listening of the Early Childhood Education teacher and the importance of children's voices in the context of Early Childhood Education from the contribution of Social Pedagogy. For this purpose, I present my trajectory as a teacher of Early Childhood Education and researcher and the encounter with the presented theme, I trace possible reflections in relation to meeting the demands of children in the Early Childhood Education segment. The dissertation approached and sought to understand the importance of welcoming and loving work in Early Childhood Education, bringing important concepts about this first segment of basic education, in view of the importance for pedagogical work with children, to meet their needs. curiosities and desires for knowledge. To achieve this goal, a qualitative and bibliographic research was perform with semi-structured interviews, carried out with teachers of Early Childhood Education at Colégio Universitário Geraldo Reis - COLUNI UFF. This study had as a guide the researches of daily life, in this way we seek to realize how much the children's narratives could contribute to their protagonism in the Early Childhood Education segment. Through these experiences comes this study that brings more questions and inquiries than ready answers to what is intended.-
Descrição: dc.description125 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Social-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Infância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia social-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Título: dc.titleVivências pedagógicas com escuta e sensibilidade na educação infantil: diálogos com a pedagogia social-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.