Construção de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorBernardo, José Roberto da Rocha-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorAnjos, Roberto Meigikos dos-
Autor(es): dc.contributorBernardo, José Roberto da Rocha-
Autor(es): dc.creatorPimentel, Heitor Ornelas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-11-18-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23699-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771248-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho buscou a ressignificação do lixo eletrônico no ambiente escolar, possibilitando a construção de aparatos eletrônicos para a aprendizagem de temas que pertencem ao campo de estudo da Física, em específico, do 3º ano do Ensino Médio, trazendo uma interação entre os campos teórico e prático. Entre seus objetivos específicos temos: promover enculturação científica, conscientização ambiental, noções de eletrônica e habilidades de convívio, trazendo um problema presente no dia-a-dia (o lixo eletrônico). A metodologia consistiu em desenvolver projetos que visam compor um laboratório didático sustentável de modo a ressignificar e reutilizar equipamentos/componentes antes descartados, viabilizando um viés de Educação Ambiental que atende a alguns objetivos de desenvolvimento sustentável que fazem parte da Agenda 2030 (ONU/BR, 2020). A etapa inicial da proposta foi desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, através da residência pedagógica, e teve uma segunda etapa, pensando na possibilidade de recriação da experiência investigativa em escolas que não têm foco em ciências da natureza. Como resultados tem-se o relato da experiência desenvolvida no C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China, o desmonte de equipamentos para retirada de componentes trazendo sugestões para uso, e a elaboração de uma sequência didática por investigação a respeito do tema, para o ensino de eletromagnetismo.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis work sought the redefinition of electronic waste in the school environment, enabling the construction of electronic devices for learning topics that belong to the field of study of Physics, mainly the in the third year of high school, bringing an interaction between the theoretical and practical. Among its specific objectives are: to promote scientific enculturation, environmental awareness, notions of electronics and social skills, bringing a problem present in everyday life (electronic waste). The methodology consisted of developing projects that aim to compose a sustainable teaching laboratory in order to re-signify and reuse equipment / components that were previously discarded, enabling an Environmental Education bias that meets some sustainable development goals that are part of the UN's 2030 Agenda (ONU/BR, 2020). The initial stage of the proposal was developed in C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, through the pedagogical residency, and had a second stage, considering the possibility of recreating the investigative experience in schools that do not focus on natural sciences. The results are the report of the experience developed in the C.E. Matemático Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brasil-China, the dismantling of equipment for removal of components, bringing suggestions for use, and the preparation of a didactic sequence for investigation on the subject, to the teaching of electromagnetism.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectLixo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectLixo eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEletromagnestismo-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Physics-
Palavras-chave: dc.subjectEletronic Waste-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental Education-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetism-
Título: dc.titleConstrução de aparatos eletrônicos no Ensino Médio: Ressignificação do lixo eletrônico para uso didático-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.