Compreendendo como alunos tratam números irracionais na resolução de uma equação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Ion Moutinho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2770062950367165-
Autor(es): dc.creatorSantos, Sinai Elizabeth Ferreira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29241-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771236-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata-se de uma pesquisa que investiga como alunos recém chegados ao ensino superior lidam com os números irracionais. Os dados foram extraídos de respostas a uma tarefa que envolvia a resolução de uma equação linear contendo um número irracional representado por uma raiz entre os coeficientes. Foram analisadas 92 respostas de estudantes do ensino superior que cursavam o primeiro período. A investigação foi realizada à luz do referencial teórico intitulado redução do nível de abstração, que explica e descreve o processo mental de um educando ao enfrentar uma situação no qual é inquirido sobre um conceito que não é capaz de lidar no nível de abstração esperado. Os resultados revelaram que os participantes apresentam uma tendência de substituir o número irracional por um número racional em diferentes momentos durante o procedimento de resolução da equação. Outra propensão dos estudantes, foi o de considerar o número irracional como um processo ao invés de um objeto. Demais consequências também foram observadas e discutidas.-
Descrição: dc.descriptionThis work is a research that investigates how newcomers to university deal with irrational numbers. The data was extracted from responses to a task that involved solving a linear equation containing an irrational number represented by a root between the coefficients. 92 responses were analyzed from college students in the first period. The investigation was carried out in the light of the theoretical framework entitled reduction of the level of abstraction, which explains and describes the mental process of a student when facing a situation in which he is asked about a concept that he is not able to deal with at the expected level of abstraction. The results revealed that participants have a tendency to replace the irrational number with a rational number at different times during the equation solving procedure. Another tendency of the students was to consider the irrational number as a process instead of an object. Other consequences were also observed and discussed.-
Descrição: dc.description36 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros irracionais-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de equação-
Palavras-chave: dc.subjectRedução de abstração-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEquação linear-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante universitário-
Palavras-chave: dc.subjectNúmero irracional-
Palavras-chave: dc.subjectIrrational number-
Palavras-chave: dc.subjectEquation solving-
Palavras-chave: dc.subjectAbstract reduction-
Palavras-chave: dc.subjectMath teaching-
Título: dc.titleCompreendendo como alunos tratam números irracionais na resolução de uma equação-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.