Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorQueiroz, Paulo Pires de-
Autor(es): dc.contributorPessôa, Wilma Lucia-
Autor(es): dc.creatorGaldino, André Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21820-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771210-
Descrição: dc.descriptionEste artigo tece reflexões acerca do papel do ensino da Sociologia para construção de um espaço democrático e crítico em instituições caracterizadas por forte violência escolar. A principal indagação norteadora constitui: Como o ensino da Sociologia contribui para a construção de um ambiente democrático em escolas configuradas como espaço com alto índice de violência escolar? Supõe-se que o ensino da sociologia permite a construção da imaginação sociológica nos alunos, instigando o desenvolvimento da empatia, resiliência e diálogo atributos essenciais para mediação de conflitos que ocorrem em espaços de violência. Em relação à revisão bibliográfica as análises de Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu e Champagne foram apropriadas para sustentar as observações de campo obtidas durante os dois anos de estágio da disciplina Prática de Pesquisa de Ensino, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFF-
Descrição: dc.descriptionThis article Weans reflections on the role of sociology teaching to construct a democratic and critical space in institutions characterized by strong School Violence. The main guiding question is: How does the teaching of sociology contribute to the construction of a democratic environment in schools configured as a space with a high rate of school violence? It is assumed that the teaching of sociology allows the construction of the sociological imagination in the students, instigating the development of empathy, resilience and dialogue essential attributes for mediation of conflicts that occur in spaces of violence. Regarding the bibliographic review, the analyses of Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu and Champagne were appropriate to sustain the field observations obtained during the two-year internship of the discipline research practice of Teaching, compulsory discipline of the degree course in socialsciences of the UFF-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectViolência escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectImaginação sociológica-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço democrático-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Estadual Pandiá Calógeras-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de sociologia-
Palavras-chave: dc.subjectViolência na escola-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Estadual Pandiá Calógeras-
Palavras-chave: dc.subjectSchool violence-
Palavras-chave: dc.subjectSociology teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSociological imagination-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratic space-
Palavras-chave: dc.subjectPandiá Calógeras State College-
Título: dc.titleReflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.