Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessôa, Wilma Lucia | - |
Autor(es): dc.creator | Galdino, André Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21820 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771210 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tece reflexões acerca do papel do ensino da Sociologia para construção de um espaço democrático e crítico em instituições caracterizadas por forte violência escolar. A principal indagação norteadora constitui: Como o ensino da Sociologia contribui para a construção de um ambiente democrático em escolas configuradas como espaço com alto índice de violência escolar? Supõe-se que o ensino da sociologia permite a construção da imaginação sociológica nos alunos, instigando o desenvolvimento da empatia, resiliência e diálogo atributos essenciais para mediação de conflitos que ocorrem em espaços de violência. Em relação à revisão bibliográfica as análises de Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu e Champagne foram apropriadas para sustentar as observações de campo obtidas durante os dois anos de estágio da disciplina Prática de Pesquisa de Ensino, disciplina obrigatória do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFF | - |
Descrição: dc.description | This article Weans reflections on the role of sociology teaching to construct a democratic and critical space in institutions characterized by strong School Violence. The main guiding question is: How does the teaching of sociology contribute to the construction of a democratic environment in schools configured as a space with a high rate of school violence? It is assumed that the teaching of sociology allows the construction of the sociological imagination in the students, instigating the development of empathy, resilience and dialogue essential attributes for mediation of conflicts that occur in spaces of violence. Regarding the bibliographic review, the analyses of Queiroz, Abramovay, Sposito, Morrone, Libâneo, Bourdieu and Champagne were appropriate to sustain the field observations obtained during the two-year internship of the discipline research practice of Teaching, compulsory discipline of the degree course in socialsciences of the UFF | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação sociológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço democrático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Estadual Pandiá Calógeras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência na escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colégio Estadual Pandiá Calógeras | - |
Palavras-chave: dc.subject | School violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociological imagination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Democratic space | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandiá Calógeras State College | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre o ensino da sociologia para construção de espaço escolar democrático | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: