O lúdico no processo de aprendizagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Walcéa Barreto-
Autor(es): dc.contributorJaehn, Lisete-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Jhenifer de Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15420-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771201-
Descrição: dc.descriptionO trabalho analisou o processo de aprendizagem dos conhecimentos e da produção de significados por meio da ludicidade. Os conceitos abordados procuraram investigar a importância da construção dos conhecimentos. A revisão de literatura é baseada nos autores, Albano (2013), Ausubel (1978), Cordovil (2016), Freire (1996), Kishimoto (1998), Vygotsky (1984) e Moreira (2012). O objetivo geral do estudo foi compreender porque o brincar muitas vezes só é oferecido na educação infantil, criando um ciclo fechado de produção de significados. Em específico problematizar os processos de aprendizagens para combater o reducionismo e a reprodução mecânica dos conteúdos. A metodologia utilizada veio por meio de três observações de campo, uma na educação infantil, outra no quarto ano do ensino fundamental e a última no terceiro ano do ensino fundamental. Promovendo uma reflexão sobre como os docentes e discentes são sujeitos construtores dos próprios conhecimentos, dos quais precisam do lúdico para repensar antigas práticas de ensino e fomentar novas ações efetivas de construção de conhecimentos-
Descrição: dc.descriptionThe work analyzed the learning process of knowledge and the production of meanings through playfulness. The concepts approached sought to investigate the importance of knowledge construction. The literature review is based on the authors, Albano (2013), Ausubel (1978), Cordovil (2016), Freire (1996), Kishimoto (1998), Vygotsky (1984) and Moreira (2012). The overall objective of the study was to understand why play is often only offered in early childhood education by creating a closed cycle of meaning production. Specifically problematize learning processes to combat reductionism and the mechanical reproduction of content. The methodology used came from three field observations, one in kindergarten, another in the third and fourth year of elementary school. Promoting a reflection on how teachers and students are builders of their own knowledge, which they need the ludic to rethink old teaching practices and foster new effective actions of knowledge construction-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectLudic-
Palavras-chave: dc.subjectEmotions-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Título: dc.titleO lúdico no processo de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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