Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Luiz Mors | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antonio Botelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Fernanda Serpa | - |
Autor(es): dc.contributor | Dan, Evelin Mara Cáceres | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalmo, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Manuel Gustavo Leitão | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Mara Catia Oliveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771181 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa teve como objetivo descrever as ações do projeto Aprendizagem na Medida, desenvolvido pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Previdência - MTP no Departamento Geral de Ações Socioeducativas - DEGASE-RJ como alternativa para acesso à profissionalização e a inclusão social dos jovens e adolescentes que cumprem medida socioeducativa. A Pesquisa também se propõe, identificar as relações e ações dos diferentes órgãos envolvidos na viabilização do projeto, a partir das respostas dos questionários enviados ao Coordenador Nacional de Aprendizagem e do Coordenador de Profissionalização do DEGASE, bem como investigar as dificuldades encontradas pelos educadores no processo ensino- aprendizagem. Para isso foram enviados questionários estruturados à Pedagoga do DEGASE, a cinco Educadores e Assistente Social da entidade formadora Círculo dos Amigos do Menino Patrulheiro da Mangueira - CAMP Mangueira. Para elaboração do nosso produto, um manual do passo a passo para implantação de projetos de aprendizagem em instituições socioeducativas, contamos com uma vídeo entrevista online com o Coordenador do Programa Jovem Aprendiz do Estado do Rio de Janeiro no período 2015 a 2019-principal criador do projeto. Nossa metodologia foi baseada em pesquisas empíricas descritivas, com abordagem direta, coletada através de entrevista e de questionários semiestruturados aos profissionais envolvidos no objeto da pesquisa. Com base nestas respostas fizemos uma análise dos impactos positivos e negativos do projeto e indicamos algumas sugestões para sanar alguns problemas identificados. O resultado, após a análise das entrevistas, nos mostrou que o projeto Aprendizagem na Medida promove a inclusão, proporcionando capacitação e inserção no mercado de trabalho ao adolescente que cumpre medida socioeducativa. Contudo, faltam ainda algumas ações de políticas públicas para um melhor atendimento aos jovens egressos do sistema socioeducativo. | - |
Descrição: dc.description | The objective of this research was to describe the actions of the project Aprendizagem na Medida developed by the fiscal auditors of the Ministry of Labor Security - MTPS in the General Department of Socio-educational Actions - DEGASE-RJ as an alternative for access to professional training and social inclusion of young people socio-educational measures fullfillment. The research also aims to identify the relationships and actions of the different organs involved in making the Project viable, based on the responses to the questionnaires sent to the National Learning Cordinator and the DEGASE Professionalization Coordinator, as well as investigating the difficulties encountered by educators in the teaching process. For this purpose, structured questionnaires were sent to the DEGASE Pedagogue, to five Educators and Social Workers from the raining entity Camp Mangueira. For the developmente of our product, a step-by-step manual for the implementation of learning projects in socio-educational institutions, we used an online video interview with the Coordinator of the Young Apprentice Program from the State of Rio de Janeiro from 2015 to 2019 – main creator of the Project. Our methodology was based on descriptive empirical research, with a direct approach, collected through interviews and semi-structured questionnaires to professionals involved in the research object. Based on these responses, we analyzed the positive and negative impacts of the Project and indicated some suggestions to remedy some identified problems. The results, after analyzing the interviews, highlighted the understanding that the learning Project promotes inclusion, providing training and insertion in the labor market to young people in socio-educational measures fulfillment. However, some public policy actions are still lacking to better serve young people that left the socio-educational system. | - |
Descrição: dc.description | 119 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degase, Medida Socioeducativa, Inclusão Social e Jovem Aprendiz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social, Adolescente, Medida educacional, Aprendizagem profissional, Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degase, Socio-Educational Measure, Social Inclusion and Young Apprentice | - |
Título: dc.title | Guia de implantação do projeto Aprendizagem na Medida: uma iniciativa do Programa Jovem Aprendiz como forma de inclusão de jovens em cumprimento de medida socioeducativa no DEGASE-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: