Da venda de discos à monetarização das mediações musicais

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Autor(es): dc.contributorSá, Simone Maria Andrade Pereira de-
Autor(es): dc.contributorCPF:70685673715-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789610D8-
Autor(es): dc.creatorReichelt, Henrique Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-09-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20250-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771179-
Descrição: dc.descriptionAu cours du XXéme siècle, les maisons de disques ont progressivement occupé le rôle de principal médiateur entre des artistes et le public. le modèle d'affaires utilisé par l industrie de la musique, centré sur la production de disques, a structuré l'expérience musicale de telle sorte que toutes les autres médiations - concerts, vente des T-shirts, diffusions ... - étaient considérés comme des outils pour promouvoir le disque. Dans le XXIème siècle, les changements organisationnels venant du phénomène de la mondialisation, la numérisation de contenus et de l'élargissement du processus de convergence des médias ont imposé non seulement la reconfiguration du secteur de l'industrie de la musique, mais de toutes les branches du divertissement, qui se sont diversifiées et entrelacé leurs champs. Par conséquent, se sont apparues des nouveaux agents et de nouveaux modèles et stratégies économiques qui font concurrence directe avec les maisons de disque, en ménaçant la centralité de ces derniers. L'objectif de cette étude est d'analyser la reconfiguration du rôle de médiateur musical et d enquêter comment les maison de disque se sont adaptant à cette réalité. L'hypothèse est que, même en abandonnant la traditionnelle chaîne de production des disques et de réorienter ses stratégies et modèles d'affaires à d'autres médias et médiations, les entreprises conservent la médiation discographique comme principal point d'accès à l'oeuvre, alors que le concert tend à être la médiation la plus évaluée de l'expérience musicale. Comme une étude de cas pour la discussion, nous utilisons le maison de disque Trama, entreprise dont modèle d'affaires, l utilisation de plusieurs nouvelles stratégies et sa fort position indépendante au champs phonographique sont remarquables.-
Descrição: dc.descriptionNo decorrer do século XX, as gravadoras progressivamente ocuparam o papel de principal mediador entre artistas e público. O modelo de negócios utilizado pela indústria musical, centrado na produção de discos, estruturou a experiência musical de modo que todas as outras mediações - shows, venda de camisetas, radiodifusão... - eram encaradas como ferramentas de promoção do disco. No século XXI, as transformações organizacionais oriundas dos fenômenos da globalização, da digitalização dos conteúdos e da ampliação dos processos de convergência midiática impuseram a reconfiguração, não só do setor da indústria fonográfica, como de todos os ramos do entretenimento, que se diversificaram e entrelaçaram seus campos de atuação. Como conseqüência surgem novos mediadores e novos modelos e estratégias de negócios, que competem diretamente com as gravadoras, ameaçando a centralidade desempenhada por elas. O objetivo deste trabalho é analisar a reconfiguração do papel de mediador musical e investigar como as gravadoras estão se adaptando a esta realidade. A hipótese é que mesmo abandonando a tradicional cadeia de produção de discos e redirecionando suas estratégias e modelos de negócios para outras mídias e mediações, as empresas mantêm a mediação discográfica como principal ponto de acesso à obra, enquanto que o show tende a ser a mediação mais valorizada da experiência musical. Como estudo de caso para a discussão, utiliza-se a gravadora Trama, empresa que se destaca pela composição de seu modelo de negócios, pela utilização de diversas novas estratégias e pelo forte posicionamento independente frente ao campo fonográfico.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMediações musicais-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria fonográfica-
Palavras-chave: dc.subjectNovas tecnologias da Informação e da Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectMédiations musicales-
Palavras-chave: dc.subjectNouvelle information et Communication Tecnologique.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titleDa venda de discos à monetarização das mediações musicais-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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