Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Perez, Carmen Lucia Vidal | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4794029A5 | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Maria Tereza Goudard | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4703941P2 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lopes, Jader Janer Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Marisol Barenco de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941J4 | - |
Autor(es): dc.creator | Netto, Karla Berbat | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:28:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:28:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-05-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18195 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771172 | - |
Descrição: dc.description | One of the routes traced in the path of the investigation with the children of middle school, from Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça, located in the city of Niterói / Rio de Janeiro, led me to the encounter of experiences, narratives and child voices. The children help me comprehend how I am taught to read and write daily inside the interpretation of the school area. As I learn with the children, I am (in) forming myself, from their (in) formation. The research as part of formation, which I am developing, in my master s degree course in Universidade Federal Fluminense, has been teaching me to learn with the children whom, besides being apprentices, teach how to teach. Paths that lead to other paths, the Escuta Ssensível ( Barbier ) and the Geografia Existencial (Milton Santos) makes it possible to the teacher and the children to trace the image-maps of the quotidian in the class room. The methodological option of research with children is based on the children themselves. I discovered with Walter Benjamin that the narratives of children can reveal the wealth of their daily life experiences. This way, their discoveries, their way of being and creating, are treated as investigations documents, that have helped me comprehend the relation between the daily experiences, the interpretation of area and the production of their palavramundo (Freire). The interpretation that children have of the world, of life s social relations, of the school environment, that is, of the reality in which they live are instruments for the understanding of the quotidian that surrounds us. My initial surprise concerning school and lack of comprehension of it, were definitely important to unleash my process of inclusion in the group. The less included I felt, the more instigated I was to the possibility of discovering a new method of doing things, in a way that the welcoming could surpass the strangeness. As this research is being composed I reflect on the class room area as a possibility of potential, of subjectivities and at the same time, I am challenged to discover the production | - |
Descrição: dc.description | Uma das rotas traçadas no percurso da investigação com as crianças do ensino fundamental, da Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça, situada na cidade de Niterói/ Rio de Janeiro, me leva ao encontro das experiências, narrativas e vozes infantis. As crianças me ensinam a compreender como me alfabetizo cotidianamente na leitura do espaço da escola. À medida que aprendo com as crianças, vou me (in)formando a partir de suas (in)formações. A pesquisa como formação, que venho desenvolvendo, no curso de mestrado da Universidade Federal Fluminense, tem me ensinado a aprender com as crianças que, para além de aprendizes, ensinam a ensinar. Caminhos que conduzem a outros caminhos, a escuta sensível (Barbier) e a geografia existencial (Milton Santos) possibilitam à professora e crianças traçarem os mapas-imagens do cotidiano da sala de aula. A opção metodológica de pesquisa com as crianças se constitui a partir das próprias crianças. Descobri com Walter Benjamim que as narrativas das crianças podem revelar a riqueza das experiências vividas no cotidiano. Deste modo, suas descobertas, o seu jeito de ser e fazer, são tratados como documentos de investigação, que têm me permito compreender as relações entre as experiências cotidianas, a leitura do espaço e a produção de sua palavramundo (Freire). A leitura que as crianças fazem do mundo, das relações sociais de vida, do ambiente escolar, ou seja, da realidade em que vivem são instrumentos para a compreensão do cotidiano que nos acerca. A minha surpresa inicial em relação à escola e o meu estranhamento foram definitivamente importantes para desencadear o meu processo de inserção no grupo. Quanto menos inserida me sentia mais me instigava a possibilidade de descobertas de um novo fazer, de forma que o acolhimento pudesse sobrepor ao estranho. À medida que a pesquisa vai sendo tecida vou refletindo sobre o espaço da sala de aula como possibilidade de potencialidade, de subjetividades e de exercício de alteridade ao mesmo tempo que sou desafiada a descobrir a produção | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos do cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vozes infantis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child voices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quotidian | - |
Palavras-chave: dc.subject | To learn to read and write | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Alfabetizações cotidianas: lendo o espaço, descobrindo o mundo e escrevendo a palavramundo nos anos iniciais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: