Linguagens sociais: modos de dizer e compreender o mundo em histórias e desenhos de crianças da Educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecília Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorSmolka, Ana Luiza Bustamante-
Autor(es): dc.contributorCorsino, Patrícia-
Autor(es): dc.contributorPereira, Rita Ribes-
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorMattos, Margareth Silva de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9815582290853414-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7013025607404092-
Autor(es): dc.creatorMata, Adriana Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15677-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771155-
Descrição: dc.descriptionA tese, apresentada à Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Projetos Formativos, parte do seguinte pressuposto: crianças pequenas têm linguagens sociais próprias, modos próprios de compreender e de se expressar no mundo sociocultural. O objetivo central do estudo é entender aspectos dos modos de enunciar e produzir sentidos para o mundo em histórias e desenhos de crianças de três a seis anos de uma escola pública de Educação Infantil. E, com base neste entendimento, analisar se estes modos são constitutivos do que Bakhtin define por linguagem social. A fundamentação teórico-metodológica segue os princípios da abordagem histórico-cultural, colocando em diálogo a teoria da enunciação de Bakhtin e a do processo de formação do pensamento e da fala na criança de Vigotski. Articulam-se as ideias destes autores à metodologia indiciária de Ginzburg. Desenhos/histórias de crianças da Educação Infantil e situações anedóticas formam o material de pesquisa. A análise está organizada em duas dimensões relacionadas à expressão verbal: vivência e sincretismo, e uma ligada à expressão gráfica: desenhos. Na dimensão da vivência, destacam-se: a) marcas da singularidade da criança e da coletividade dos grupos socioculturais; b) conhecimento compartilhado que permite a compreensão mútua dos sujeitos e a realização de atividades cotidianas - a ideia de scripts; c) relação da criança com a natureza; d) relação da criança com a língua materna. Na dimensão do sincretismo, ressaltam-se: a) referência ao EU; b) fabulação; c) animismo; d) tautologia e confusão. E na dimensão do desenho, sobressaem: a) composição das histórias incluindo todos os elementos desenhados; b) relação entre desenho e escrita; c) composição das histórias a partir de uma cena desenhada; d) utilização de recursos gráficos para apresentar elementos e ações. As conclusões do estudo indicam que há um entrelaçamento orgânico entre desenhos e histórias que revelam alguns aspectos constitutivos de linguagens sociais das crianças. As crianças pequenas participam de mais de um grupo social e aprendem que é preciso utilizar linguagens sociais diferentes de acordo com os interlocutores, o auditório social, o tema da enunciação, a situação e o contexto em que se encontram. As linguagens sociais das crianças estão ancoradas e restringidas pelas referências do mundo sociocultural, pelas vivências pessoais neste mundo, e pelas especificidades da organização do pensamento, com características de sincretismo. Tudo isto conforma modos próprios, peculiares, singulares, de compreensão e de expressão das crianças, em relação de alteridade com os outros, no mundo sociocultural-
Descrição: dc.descriptionThis research, presented to the Research Field Language, Culture and Formative Projects, starts from the following assumption: little children have their own social languages, their own ways of understanding and expressing themselves in the social cultural world. The main purpose of this study is to understand aspects of enunciating and producing world meanings in three to six years old children´ stories and drawings in an Early Childhood Education public school. Based on it, this study intends to analyze if these ways constitute what Baktin defines as social language. The theoretical-methodological background follows principles of the historical-cultural approach, through a dialogue between Baktin´s enunciation theory and Vigotski´ s theory about the process of children´ thought and speech development. These authors´ ideas are combined with Ginsburg´ s methodology of circumstantial evidence. Drawings and stories created by children attending Early Childhood Education, as well as remarkable situations, were the source of data in this research. Data analyse is organized in two dimensions related to verbal expression: life experiences and syncretism, and one related to graphic expression: drawings. In terms of life experiences, lights are on: a) the fingerprints of each child´s singularity and also social cultural groups´ collectivity; b) shared knowledge which allows mutual understanding between subjects and the realization of daily activities - the idea of scripts; c) the relationship of the child with nature; d) the relationship of the child with her native language. In terms of syncretism, lights are on: a) reference to the SELF; b) fabulation; c) animism; d) tautology and confusion. In terms of drawings, lights are on: a) composition of stories including all elements of the drawing; b) relationship between drawing and writing; c) composition of stories focusing on just one scene; d) use of graphic resources for showing elements and actions. The conclusions of this study show that there is an organic relationship between drawings and stories, which reveal some constitutive aspects of children´ social language. Little children participate of more than one social group and learn that they need to use different social languages according to social audience, to interlocutors, the object of enunciation, the situation and the context in which they are inserted. Children´ social languages are based on and restricted to the social cultural world´ s references, personal life experiences, as well as particularities of thought organization, with characteristics of syncretism. All of that shapes their own, singular ways of understanding and expressing in relation to others within the social cultural world-
Descrição: dc.description285 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens sociais-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem - aspecto social-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho infantil-
Palavras-chave: dc.subjectSocial languages-
Palavras-chave: dc.subjectChildren-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Título: dc.titleLinguagens sociais: modos de dizer e compreender o mundo em histórias e desenhos de crianças da Educação infantil-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.