Contribuições da Pedagogia Social à formação de professoras da Educação Infantil em escolas da Rede Municipal Pública de Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Margareth Martins de-
Autor(es): dc.contributorMarendino, Rosane Barbosa-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Letícia Queiroz de-
Autor(es): dc.contributorSouza Neto, João Clemente de-
Autor(es): dc.creatorLemos, Márcia Ely Bazhuni Pombo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25885-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771150-
Descrição: dc.descriptionEste estudo, realizado no âmbito da linha de pesquisa Estudos do Cotidiano e Educação Popular, propõe-se potencializar a voz das professoras da educação infantil da UMEI Unidade Municipal de Educação Infantil – Maria Vitória Ayres Neves pelos espaços de convivência pedagógica, conversa e formação continuada no horário de planejamento da rede pública municipal de Niterói/RJ. Encontros anteriores apontaram dificuldades das professoras em administrar algumas questões do cotidiano da escola. O objetivo consiste em que a Formação Continuada possibilite uma melhor convivência por meio do diálogo e suas experiências, mantendo a identidade de cada com suas diversidades. Nesse sentido, a Pedagogia Social aplicada a essa convivência pode apresentar-se como uma chave para abrir as portas às ideias e possíveis resoluções de questões advindas desse cotidiano escolar. Este estudo traz, portanto, no ano da pandemia, reflexões sobre como estamos nos vendo como professoras da educação infantil, quais as contribuições e o que podemos fazer para que as ações sejam potencializadas como profissionais da educação na escola. O que entendo como ofício de professora? E como a Pedagogia Social pode contribuir para o diálogo, o amor e a solidariedade no cotidiano escolar, coletivamente? O papel de professora-pesquisadora é tanto o de observadora da pesquisa quanto o de pesquisadora da pesquisa-ação. Para tanto, o diálogo entre o teórico e o prático permeará nosso trabalho, com autores cujas referências norteiam nossa pesquisa e a metodologia da narrativa em educação, sob a ótica bakhtiniana. Utilizamos a plataforma do Google Meet como instrumento de pesquisa, bem como o formulário do Google Forms.-
Descrição: dc.descriptionThis study, carried out within there Search line Studies of Daily Life and Popular Education, aims to enhancethe voice of early childhood education teacher sat UMEI Municipal Unit of ChildEducation – Maria Vitória Ayres Neves through spaces of pedagogical coexistence, conversation and continuing education in the planning hours of the municipal public network of Niterói/RJ. Previous meetings have pointed out the teachers' difficulties in managing everyday some issues at the school. The objective is for Continuing Education to make possible a better coexistence through dialogue and their experiences, maintaining the identity of each one with its diversities. In this sense, Social Pedagogy applied to this coexistence can presente itself as a key to open the doors to ideas and possible resolutions of issues arising from this school routine. Therefore, in the year of the pandemic, this study brings reflections on how we are seeing ourselves as teachers of early childhood education, what are the contributions and what we can do so that actions are potentiated as education professionals at school. And how can Social Pedagogy contribute to dialogue, love and solidarity in everyday schoollife, collectively? The role of the teacher-researcher is both that of a research observer and that of an action research researcher. Therefore, the dialogue between the theoretical and the practical will permeate our work, with authors whose references guide our research and the methodology of narrative in education, from the Bakhtinian perspective. We use the Google Meet platform as a research tool, as well as the Google Forms form.-
Descrição: dc.description134 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Social-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Convivência-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuada-
Palavras-chave: dc.subjectSolidariedade-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação permanente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy of Coexistence-
Palavras-chave: dc.subjectContinuing Education-
Palavras-chave: dc.subjectSolidarity-
Título: dc.titleContribuições da Pedagogia Social à formação de professoras da Educação Infantil em escolas da Rede Municipal Pública de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.