Análise da evasão escolar no ensino técnico: estudo do caso CEFET-RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Carlos Francisco Simões-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773441T0-
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9133608322839843-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Cristiano Augusto Coelho-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2149571398618532-
Autor(es): dc.creatorBastos, Oliver Guimarães Armando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:28:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:28:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-06-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20509-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771137-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the causes of dropout in technical courses offered by CEFET-RJ. This is a reference institution in high school and technical center located in the Metropolitan Rio de Janeiro, which receives an average of nine hundred students per semester. From literature review on issues related to the learning process, failure and dropout, sought to identify the profiles of dropout students and the causes of their dropout. The concepts discussed here aim to characterize this phenomenon and base the understanding of the topic and the analysis of results. Quantitative and qualitative research was used, document analysis derived CEFET, telephone interviews with dropout students and interviews with teachers and course coordinators, these having been conducted personally. It appears that this institution the social, economic and cultural diversity among students contributes to the multiplicity of causes related to dropout. Continuous improvement processes of teaching, monitoring of students both by institution and by their relatives and prior information about the courses offered make a difference in regard to dropout, thereby decreasing the number of students dropping out every year-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo analisar as causas da evasão escolar nos cursos técnicos oferecidos pelo CEFET-RJ. Trata-se de uma instituição de referência no ensino médio e técnico, situada no centro metropolitano do Rio de Janeiro, que recebe em média novecentos alunos por semestre. A partir de revisão bibliográfica sobre questões relacionadas ao processo de aprendizagem, fracasso e evasão escolar, buscou-se identificar os perfis dos alunos evadidos e as causas de sua evasão. Os conceitos aqui abordados visam caracterizar tal fenômeno e embasar a compreensão acerca do tema e a análise de resultados. Utilizou-se pesquisa quantitativa e qualitativa, análise documental oriunda do CEFET, entrevistas por telefone com alunos evadidos e entrevistas com professores e coordenadores de cursos, estas tendo sido realizadas pessoalmente. Constata-se que nesta instituição a diversidade social, econômica e cultural entre os alunos contribui para a multiplicidade de causas referentes à evasão. Processos de melhoria contínua do ensino, acompanhamento dos discentes tanto pela instituição quanto por seus familiares e informações prévias sobre os cursos oferecidos fazem a diferença no que tange à evasão escolar, diminuindo assim o número de alunos evadidos ano a ano-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAbandono escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCEFET-
Palavras-chave: dc.subjectParticipação familiar-
Palavras-chave: dc.subjectEvasion. Dropout. Education. CEFET. Family participation.-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleAnálise da evasão escolar no ensino técnico: estudo do caso CEFET-RJ-
Título: dc.titleAnalyze of the dropout in technical education: a case study of the RJ-CEFET-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.