Física Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422-
Autor(es): dc.contributorSouza, Isabelle de Araújo Lima e-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7457661067170964-
Autor(es): dc.contributorCaramês, Thiago Roberto da Possa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0327463936831546-
Autor(es): dc.contributorRosa Junior, David-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5647665819739093-
Autor(es): dc.creatorGomes, Felipe de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31977-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771104-
Descrição: dc.descriptionA Lei nº 10.436/2002, que completou 20 anos em 2022, determina que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a língua de comunicação e expressão dos surdos no Brasil. Nesse sentido, o presente trabalho de conclusão de curso pretende catalogar a produção de trabalhos (teses, artigos, publicações) brasileiros sobre o ensino de Física para alunos surdos. Os dados consistem em pesquisa e catalogação de documentos sobre o ensino de Física Inclusiva para surdos, mostrando como está a produção acadêmica de trabalhos que podem auxiliar o professor na elaboração de aulas de Física inclusiva. Buscamos produções acadêmicas com foco no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Os resultados mostram que encontramos poucos trabalhos na área, o que suscitam a premência de que a formação inicial e continuada dos professores de Física e a universidade protagonizem pesquisa em ensino de Física Inclusivo para surdos.-
Descrição: dc.descriptionLaw nº 10.436/2002, which completed 20 years in 2022, determines that the Brazilian Sign Language (LIBRAS) is the language of communication and expression of the deaf in Brazil. In this sense, this term paper intends to catalog the production of Brazilian works (theses, articles, publications) on the teaching of Physics for deaf students. The data consist of research and cataloging of documents on the teaching of Inclusive Physics for the deaf. Showing how to be the academic production of works that help the teacher in the elaboration of inclusive Physics classes. We seek academic productions focused on the development of teaching and learning processes for deaf students. The results show that we found few works in the area, which raise the urgency that the initial and continued training of Physics teachers to deal with these students, and the university, carry out research in Inclusive Physics teaching for the deaf.-
Descrição: dc.description46 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Surdos-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua brasileira de sinais-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive Education-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf Education-
Título: dc.titleFísica Bilíngue: delineamento bibliográfico sobre ensino de física para surdos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.