Recursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSathler , Karla Silene Oliveira Marinho-
Autor(es): dc.contributorBarrelo Jr, Nelson-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Julia Roberta Pereira dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771103-
Descrição: dc.descriptionLentamente e ao longo dos anos a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas vem se tornado uma realidade nas escolas brasileiras, assim, é necessário adaptar o ambiente escolar a esses estudantes. A partir disso, pensando especificamente nos estudantes com deficiência visual, o presente trabalho questiona a validade do acervo de aparatos experimentais produzidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, da Universidade Federal Fluminense, com a intenção de permitir aos estudantes com e sem deficiência visual a explorá-los, analisar seus efeitos e melhor compreender e se apropriar de conhecimentos da eletrodinâmica e eletromagnetismo no Ensino Médio. Para tanto, reconhecendo, na perspectiva da inclusão, a importância da validação dos recursos didáticos por pessoas com deficiência visual, foram realizadas entrevistas com um estudante voluntário com deficiência visual, onde ele pode explorar, criticar e observar se os aparatos eram realmente acessíveis. As contribuições advindas da avaliação do voluntário nos levaram a constatação que dos 13 aparatos produzidos, 6 não demandavam mudanças, 7 poderiam ser aprimorados com pequenas modificações e/ou complementações e 2 exigiam novas proposições que permitissem melhor manipulação e percepção dos fenômenos. A reflexão sobre as críticas e sugestões do avaliador com deficiência visual permitiu a melhoria nos arranjos experimentais, garantindo que os aparatos experimentais passassem a ter potencial para uso no ensino de Física para estudantes com e sem deficiência visual, ou seja, em práticas educacionais inclusivas. Nesse sentido, foi possível comprovar a importância dessa avaliação, já que, alguns dos aparatos que pareciam ser inclusivos, na realidade não eram, e a partir disso pudemos realmente adaptá-los de modo a valorizar as individualidades de cada estudante.-
Descrição: dc.descriptionSlowly and over the years the inclusion of students with specific educational needs is becoming a reality in Brazilian schools, so there is a need to adapt the school environment to these students. To this end, focusing specifically in the visually impaired students, the present work questions the validity of the experiments collection produced in the Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, from Universidade Federal Fluminense, with the intention of allowing the students with and without visual impairment to explore, analyze their effects and better comprehend and appropriate themselves of the electrodynamics and electromagnetism knowledge in high school. To this end, recognizing, from the inclusion perspective, the significance of the teaching resources validation made by visually impaired people, interviews were carried out with a volunteer student with visual impairment, where he was able to explore, review and observe if the experiments were in fact accessible. The contributions from the volunteer evaluation led us to the realization that from the 13 experiments produced, 6 of them did not require changes, 7 could be improved with small modifications and/or complementations and 2 needed new propositions to allow better handling and perception of phenomena. The reflection on the opinions and suggestions of the visually impaired evaluator allowed the improvement of the experimental arrangements, ensuring that the experimental apparatus started to have potential to be used in the physics teaching to students with or without visual impairment, in other words, in inclusive educational practices. In this sense, it was possible to prove the importance of this assessment, since some of the experimental arrangements that seemed to be inclusive, actually were not, and from that, we were able to really adapt them in order to value the individualities of each student.-
Descrição: dc.description84 p-
Formato: dc.formatapplication/octet-stream-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEletrodinâmica e Eletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de aparatos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência visual-
Palavras-chave: dc.subjectEletrodinâmica e Eletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de aparatos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectVisual Impairment-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectElectrodynamics and Electromagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectExperiments evaluation-
Título: dc.titleRecursos experimentais para o ensino de temas de eletrodinâmica e eletromagnetismo: diálogos com um jovem com deficiência visual-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.