Formando brasileiros: as teorias crítica e pós-crítica na avaliação de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como incentivo à aprendizagem significativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Anderson Araújo-
Autor(es): dc.contributorChinelli, Maura Ventura-
Autor(es): dc.contributorCosta, Leonardo Moreira da-
Autor(es): dc.creatorRocha, Patrick de Lima Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771097-
Descrição: dc.descriptionDesde os anos 1920, as emergentes teorias e discursos do currículo têm protagonizado o debate sobre a política de educação em toda o mundo. Dentre elas, caracterizam-se segundo Tomaz Tadeu da Silva (1999) as teorias tradicionais, focadas na função tecnicista do currículo; as teorias críticas, voltadas para a formação do cidadão consciente das relações de ideologia e poder; e finalmente as teorias pós-críticas, em que o currículo se torna espaço de representação das identidades dos indivíduos e da diversidade humana. No Brasil em particular, a partir da criação do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) em 2009 e da adesão das principais universidades do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) transformou-se não só no principal vestibular brasileiro, como também seu conteúdo programático se tornou um norteador sem precedentes dos currículos escolares na esfera pública e privada, como disposto por Melo e Silva em 2018. Neste paradigma, o ENEM tem potencial para ir além da sua função avaliativa dos conhecimentos dos concluintes do ensino médio no Brasil, adquirindo uma dimensão de ferramenta poderosa para a conscientização social, econômica e ambiental da população em escala nacional. Sendo assim, o presente trabalho visa o levantamento da presença das teorias crítica e pós-crítica na formulação das avaliações de modo a identificar se o exame pode contribuir para a superação do ensino médio tradicional. Investigou-se para isso as provas ciências da natureza e suas tecnologias nos anos de 2009 em comparação a 2016 e 2022, buscando analisar a evolução da avaliação em um período de sete em sete anos. Procurou-se identificar que tipo de currículo e indivíduo exige o ENEM da educação básica brasileira. Procura-se destacar não só as tendências e implicações ao currículo, como também contabilizar o emprego da abordagem contextualizada dos conceitos de Química — onde a resolução de problemas reais se torna oportunidades para a aprendizagem significativa dos conceitos científicos.-
Descrição: dc.descriptionSince the 1920s, emerging theories and discourses on curriculum have played a leading role in the global education policy debate. Among them, we can identify traditional theories, focused on the technical function of the curriculum; critical theories, aimed at developing citizens' awareness of power and ideological relations; and finally, post-critical theories, where the curriculum becomes a space for representing individuals' identities and human diversity. In Brazil, specifically, starting with the creation of the Sistema de Seleção Unificada (Sisu) in 2009 and the adherance of the country's main universities, the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) has not only become the primary university entrance exam in Brazil, but also an unprecedented guiding force for school curricula in both public and private spheres. With an average of six million confirmed participants since the establishment of Sisu, ENEM goes beyond its function of assessing high school graduates' knowledge in Brazil, becoming a tool for raising social, economic, and environmental awareness at a national scale. Therefore, this study aims to examine the presence of critical and post-critical theories in the formulation of the natural sciences and their technologies from ENEM in the years 2009 in comparison to 2016 and 2022, thus seeking to characterize the curriculum demanded from basic education. The goal is to not only highlight the historical trends, but also shed light on the contextualized approach to Chemistry concepts demonstrated by the exam — an approach that promotes the resolution of real problems as opportunities for meaningful learning of scientific concepts.-
Descrição: dc.description82 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectEducação comparada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo integrado-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectEducation policy-
Título: dc.titleFormando brasileiros: as teorias crítica e pós-crítica na avaliação de Ciências da Natureza e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como incentivo à aprendizagem significativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.