Análise da variabilidade no processo de previsão de serviços de reparos tubulares de uma empresa do setor de óleo e gás por meio da metodologia lean six sigma

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSobral, Ana Paula Barbosa-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ruan Carlos Alves-
Autor(es): dc.contributorPereira, Ruan Carlos Alves-
Autor(es): dc.contributorNarcizo, Ramon Baptista-
Autor(es): dc.contributorCalado, Robisom Damasceno-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Diana Santana de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30250-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771081-
Descrição: dc.descriptionEste estudo aplica a abordagem Lean Six Sigma com a finalidade de reduzir a variabilidade no processo de previsão de serviços de reparos, garantindo o atendimento dos requisitos contratuais alinhados com o cliente. Ele foca na garantia de atendimento dos serviços, entregando o que o cliente precisa em seu processo através de soluções. Para isso se buscou utilizar um método embasado estatisticamente e que tivesse a mentalidade enxuta, o método DMAIC. Na etapa de Definição se estabeleceu o contexto e o propósito do estudo através de ferramentas como SIPOC, Voz do cliente e Meta SMART. Em segundo, na etapa de medição, se conheceu o processo com fatos e dados realizando-se uma análise do sistema de medição e calculando-se a capabilidade inicial do projeto. Na etapa de Análise se construiu um mapa do processo e se classificou cada variável de interesse, a fim de conhecer se as entradas dos processos eram padronização ou controláveis, a partir disso, se utilizou ferramentas como correlação, teste de hipótese e 5 porquês para encontrar a causa raiz e levantar possíveis sugestões. Essas sugestões foram priorizadas e implementadas na etapa de Implementação, além de passarem por uma validação de eficácia. Na etapa Controle, se comparou o estado inicial do atual processo de previsão de demandas através do cálculo de capabilidade, testes de hipóteses e cartas de controle. Por ultimo se mostrou os resultados obtidos com a aplicação do método, expondo o sucesso do projeto através dos indicadores de performance e financeiro-
Descrição: dc.descriptionThis study applies the Lean Six Sigma approach in a service provider company in the Oil and Gas industry with the purpose of reducing the variability in the repair service prediction process, ensuring that the contractual requirements aligned with the customer are met. It focuses on service assurance, delivering what the customer needs in their process through solutions. For this, a statistically based, lean-minded method, the DMAIC method, was used. In the Definition step, the context and purpose of the study was established using tools such as SIPOC, Voice of the Customer, and Meta SMART. In the second step, the measurement step, the process was met with facts and data, analyzing the measurement system and calculating the initial project capability. In the analysis step, a process map was built and each variable of interest was classified, in order to know if the process inputs were standardized or controllable. From there, tools such as correlation, hypothesis test and 5 whys were used to find the root cause and raise possible suggestions. These suggestions were prioritized and implemented in the Implementation stage, and went through a validation of effectiveness. In the control step, the initial state of the current demand forecasting process was compared through the calculation of capability, hypothesis tests, and control charts. Finally, the results obtained with the application of the method were presented, showing the success of the project through performance and financial indicators-
Descrição: dc.description96 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLean Six Sigma-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de serviços-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo DMAIC-
Palavras-chave: dc.subjectFoco do Cliente-
Palavras-chave: dc.subjectRedução da variabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectLean Six Sigma-
Palavras-chave: dc.subjectService Forecasting-
Palavras-chave: dc.subjectDMAIC Method-
Palavras-chave: dc.subjectCustomer Focus-
Palavras-chave: dc.subjectVariability reduction.-
Título: dc.titleAnálise da variabilidade no processo de previsão de serviços de reparos tubulares de uma empresa do setor de óleo e gás por meio da metodologia lean six sigma-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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