Uma escola morre? Análise dos processos de extinção de escolas privadas EJA/EAD fluminenses

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJulião, Elionaldo Fernandes-
Autor(es): dc.contributorPaiva, Jane-
Autor(es): dc.contributorAraújo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorVasconcelos, Maria Celi Chaves-
Autor(es): dc.creatorCastro, Marinete Alves Pereira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30953-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771065-
Descrição: dc.descriptionA oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a metodologia de ensino a distância (EAD) tem crescido consideravelmente nos últimos anos, sobretudo na rede privada de ensino, possibilitando que sujeitos que não tiveram acesso à escolarização na idade apropriada retomem os estudos. Contudo, a oferta da EJA/EAD está inserida em um contexto de irregularidades que afetam diretamente a certificação desse público e que resultam, em muitos casos, no encerramento dessas escolas, tema central desta dissertação. Diante das fragilidades de leis educacionais que tratam deste tema e de outros dispositivos que orientam os processos de autorização, credenciamento e encerramento da oferta de EJA/EAD no sistema de ensino do estado do Rio de Janeiro, as escolas privadas acabam por priorizar a certificação do maior número de jovens e adultos possível sem se preocupar efetivamente com a formação destes sujeitos. Assim sendo, o objetivo principal deste trabalho foi analisar os processos de encerramentos das escolas privadas que ofertaram a educação básica na modalidade EJA/EAD no estado do Rio de Janeiro e foram descredenciadas, entre 2010 e 2020, buscando compreender e identificar, principalmente, os motivos pelos quais as instituições de ensino encerraram suas atividades. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental tendo como base as leis, deliberações, pareceres e resoluções que tratam da autorização e extinção de uma escola e as diversas solicitações, esclarecimento e denúncias enviadas por alunos e que, embora matriculados em uma instituição de ensino, não tiveram os estudos validados de forma efetiva devido às irregularidades e/ou encerramento dessas escolas. Os resultados apontam fragilidades na oferta da EJA/EAD que estão alicerçadas sobre três pilares: legal (leis federais e estaduais), normativo (deliberações do CEE) e operacional (resoluções da SEEDUC/RJ). Essas fragilidades apontam para uma descontinuidade da política, entendendo política como os temas tratados nas normas e regulamentos. Destas fragilidades, decorrem lacunas que favorecem a mercantilização da EJA/EAD, uma vez que a educação passa a ser vendida como um produto, perdendo seu caráter essencialmente de direito humano. Pode-se concluir, portanto, que a eventualidade dos processos de acompanhamento e avaliação revelam que a EJA não é uma prioridade desses processos, podendo identificar em muitos casos apenas a presença da fiscalização da inspeção escolar no processo de certificação e, com baixa regularidade, uma avaliação da EJA em seu decorrer, o que gera impactos na vida dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionThe provision of Youth and Adult Education (EJA) with the distance learning methodology (EAD) has grown considerably in recent years, especially in the private education network, enabling subjects who did not have access to schooling at the appropriate age to resume their studies . However, the EJA/EAD offer is inserted in a context of irregularities that directly affect the certification of this public and that result, in many cases, in the closure of these schools, the central theme of this dissertation. Given the weaknesses of educational laws that deal with this topic and other devices that guide the processes of authorization, accreditation and closure of the EJA/EAD offer in the education system in the state of Rio de Janeiro, private schools end up prioritizing the certification of as many young people and adults as possible without actually worrying about the training of these subjects. Therefore, the main objective of this work was to analyze the closure processes of private schools that offered basic education in the EJA/EAD modality in the state of Rio de Janeiro and were deaccredited, between 2010 and 2020, seeking to understand and identify, mainly, the reasons why educational institutions closed their activities. To this end, documentary research was carried out based on the laws, deliberations, opinions and resolutions that deal with the authorization and extinction of a school and the various requests, clarifications and complaints sent by students who, although enrolled in an educational institution, their studies were not effectively validated due to irregularities and/or closure of these schools. The results point to weaknesses in the provision of EJA/EAD, which are based on three pillars: legal (federal and state laws), normative (CEE deliberations) and operational (SEEDUC/RJ resolutions). These weaknesses point to a discontinuity in politics, understanding politics as the topics covered in rules and regulations. These weaknesses result in gaps that favor the commercialization of EJA/EAD, since education starts to be sold as a product, losing its essentially human right character. It can be concluded, therefore, that the eventuality of monitoring and evaluation processes reveals that EJA is not a priority in these processes, being able to identify in many cases only the presence of school inspection supervision in the certification process and, with low regularity, an evaluation of the EJA during its course, which generates impacts on the lives of students.-
Descrição: dc.description135 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a Distância-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de Ensino do Estado do Rio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectExtinção de Escola-
Palavras-chave: dc.subjectCertificação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de adultos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectDistance Education-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro State Education System-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Closure-
Palavras-chave: dc.subjectCertification-
Título: dc.titleUma escola morre? Análise dos processos de extinção de escolas privadas EJA/EAD fluminenses-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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