Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Juvêncio, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Cabral, Jacqueline Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Paula Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Rayssa Ribeiro de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24404 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771064 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso objetiva abordar a atuação, e importância, do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica exploratória, com o intuito de conceituar historicamente os termos preservação, patrimônio e memória, bem como relacioná-los com a educação patrimonial e a atuação do bibliotecário. A pesquisa bibliográfica buscou fortalecer a teoria elaborada de que os patrimônios históricos devam ser preservados antes de necessitarem de ações de intervenção física e que a população deve atuar como aliada no processo de salvaguarda e de que o bibliotecário pode se fazer presente além do espaço das bibliotecas. O referencial teórico baseia-se nos autores: Dvorák (1910), Vernant (1973), Paoli (1992), Nora (1993), Ruskin (1996), Horta (1999), Lemos (2000), Choay (2001), Funari (2001), Carter (2004), Ortega y Gasset (2006), Fonseca (2007), Ghirardello (2008), Halbwachs (2012). O ponto de conclusão deste estudo é a prática da Educação Patrimonial que pode ser destacada como a principal atividade de preservação patrimonial. Uma vez que este processo educacional constrói coletivamente a conscientização por meio da mediação do histórico e dos espaços presentes no cotidiano, despertando o dever de cidadania e o senso de pertencimento. | - |
Descrição: dc.description | This course completion paper aims to address the role and importance of the librarian in the preservation of historical heritage and social memory through heritage education. The methodology adopted was exploratory bibliographic research, in order to historically conceptualize the terms preservation, heritage and memory, as well as relate them to heritage education and the librarian's work. The bibliographical research sought to strengthen the theory that historical heritage must be preserved before it requires physical intervention and that the population must act as an ally in the preservation process. The theoretical framework is based on the authors: Dvorák (1910), Vernant (1973), Paoli (1992), Nora (1993), Ruskin (1996), Horta (1999), Lemos (2000), Choay (2001), Funari (2001), Carter (2004), Ortega y Gasset (2006), Fonseca (2007), Ghirardello (2008), Halbwachs (2012). The conclusion point of this study is the practice of Heritage Education that can be highlighted as the main activity of heritage preservation. Since this educational process collectively builds awareness through mediation of the history and the spaces present in everyday life, awakening the duty of citizenship and the sense of belonging. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação do patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação do patrimônio cultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical heritage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservation of cultural heritage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social memory | - |
Título: dc.title | A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: