Ferramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Geórgia Regina Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorDias, Marcelo de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorPeixoto, Gilmara Teixeira Barcelos-
Autor(es): dc.creatorDitzz, Áquila Jerard Moulin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12795-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771046-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação apresenta resultados do desenvolvimento e aplicação da ferramenta AvalEaDor, em uma pesquisa do tipo estudo de caso, junto aos professores e alunos do Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana. No Brasil e no mundo, nos últimos anos, houve uma expansão da utilização da internet nos lares, bem como a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), principalmente celulares e smartphones. Isso trouxe mudanças não somente nas relações sociais, mas em como os indivíduos trabalham e aprendem. Um reflexo disso é o crescimento de cursos na modalidade Ensino a distância no Brasil. Diante deste novo cenário percebe-se a importância da existência de uma ferramenta que apoie o processo avaliativo formativo de indivíduos, possibilitando uma melhora na forma de aprender por intermédio da realização de testes práticos utilizando para este fim, principalmente os dispositivos móveis e a internet. Desta forma, foi desenvolvido para este trabalho um Learning Management System (LMS), denominado AvalEaDor, com foco na criação e aplicação de testes práticos para autoavaliação na modalidade de ensino mobile learning (m-learning), visando a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. No presente trabalho são apresentadas as etapas do desenvolvimento da ferramenta, a fundamentação teórica que o embasa e as principais funcionalidades nela presentes, bem como o estudo de caso com utilização da ferramenta que evidenciou que a mesma obteve boa aceitação, tanto de alunos como professores, pois possui diversos tipos de questões e podem auxiliar no desenvolvimento de atividades complementares à avaliação e atividades para casa. Evidenciou-se também, que a avaliação automática de questões discursivas, realizada pela ferramenta, possui, em sua maioria, níveis próximos às avaliações realizadas por avaliadores humanos-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation presents results of the development and application of the AvalEaDor tool, in a case study type research, with teachers and students of the Instituto Federal Fluminense campus Bom Jesus do Itabapoana. In Brazil and the world, in recent years, there has been an expansion of the use of the Internet in homes, as well as the use of Information and Communication Technologies (ICT), mainly cell phones and smartphones. This has brought about changes not only in social relations, but in how individuals work and learn. A reflection of this is the growth of distance learning courses in Brazil. In view of this new scenario, the importance of the existence of a tool to support the formative evaluative process of individuals is evident, enabling an improvement in the way of learning through practical tests using mobile devices and the Internet for this purpose. In this way, a Learning Management System (LMS), called AvalEaDor, was developed for this work, focusing on the creation and application of practical tests for selfassessment in the mobile learning (m-learning) modality, aimed at improving the teaching and learning process. learning. The present work presents the stages of the development of the tool, the theoretical foundation that supports it and the main functionalities present in it, as well as the case study using the tool that showed that it was well accepted by both students and teachers, because it has several types of issues and can assist in the development of activities complementary to evaluation and activities for the home. It was also evidenced that the automatic evaluation of discursive questions, carried out by the tool, has, in its majority, levels close to the evaluations carried out by human evaluators-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLearning management system-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectTestes práticos-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação formativa-
Palavras-chave: dc.subjectAutoavaliação-
Palavras-chave: dc.subjectInovação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Palavras-chave: dc.subjectLearning management system-
Palavras-chave: dc.subjectMobile learning-
Palavras-chave: dc.subjectDistance learning-
Palavras-chave: dc.subjectPractical tests-
Palavras-chave: dc.subjectFormative evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-evaluation-
Título: dc.titleFerramenta M-learning de elaboração de testes de autoavaliação para ambientes de ensino a distância-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.