O lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Marta Nidia Varella Gomes-
Autor(es): dc.contributorLeme, Erika Souza-
Autor(es): dc.creatorPaula, Luciana Barreto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15598-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771042-
Descrição: dc.descriptionA presente monografia teve como objetivo refletir sobre o processo de aprendizagem de crianças com transtornos do espectro autista – TEA a partir do lúdico. Diante desse desafio elaboramos um panorama sobre a área clínica, compreendendo que o docente inclusivo precisa ter conhecimentos básicos sobre o transtorno para que possa observar, planejar, analisar e potencializar a aprendizagem de seu aluno com TEA. Como abordagem pedagógica inclusiva defende-se o lúdico pelo seu amplo espectro de desenvolvimento social, cultural, relacional, psicológico e afetivo, dimensões básicas para o desenvolvimento da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Para isso, desenvolvemos um estudo bibliográfico no qual entrelaçamos conceitos teóricos com o aparato legal, com o intuito de desnaturalizar o preconceito arraigado nas escolas sobre como é difícil lidar com as diferenças. E, quem sabe, contribuir para que práticas inclusivas sejam naturalizadas no dia a dia das escolas a fim de favorecer a todas as crianças, inclusive as com TEA-
Descrição: dc.descriptionThis monograph aims to reflect on the learning process of children with autistic spectrum disorders - TEA from the playful. Faced with this challenge we elaborate an overview about the clinical area, understanding that the inclusive teacher needs to have basic knowledge about the disorder in order to observe, plan, analyze and enhance the learning of his student with ASD. As an inclusive pedagogical approach the playful is defended by its broad spectrum of social, cultural, relational, psychological and affective development, basic dimensions for the development of learning and human development. For this, we developed a bibliographical study in which we interweave theoretical concepts with the legal apparatus, in order to denaturalize the rooted prejudice in schools about how difficult it is to deal with differences. And perhaps contribute to inclusive practices that are naturalized in the daily life of schools in order to favor all children, including those with ASD-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autista (TEA)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectAutistic spectrum disorder (ASD)-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectPlayfulness-
Título: dc.titleO lúdico no processo de aprendizagem da criança com autismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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