Acrobacias, malabarismo e encenações no contexto da educação física escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves Junior, Edmundo de Drummond-
Autor(es): dc.contributorCastro, Waldyr Lins de-
Autor(es): dc.contributorCopollilo, Martha Lenora Queiroz-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Fernanda Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771028-
Descrição: dc.descriptionO circo, enquanto manifestação artística da nossa cultura possui uma linguagem própria que foi construída ao longo dos anos. Tal linguagem foi construída a partir da incorporação e ressignificação de atividades já existentes, como a acrobacia e o malabarismo, fazendo com que a linguagem utilizada no circo possua significados e sentidos próprios. Ao falar sobre as origens do circo, podemos entender como surgiram os circo-famílias, chamados de tradicionais, os circos de lona fixa e qual era a dinâmica de ensino-aprendizagem em seu interior. Com a mudança da forma de transmissão dos ensinamentos circenses, que deixa de ser feita oral e cotidianamente em seu interior a uma determinada geração, surge a necessidade de criação de um espaço que possibilitasse a continuidade dessa tradição. Com isso, surgem as escolas de circo, onde tanto os filhos dos circenses (que não viviam no circo e estudavam em escolas formais), quanto as pessoas sem tradição circenses, poderiam aprender sua arte, porém, de forma especializada, diferentemente do circo, que formava artistas completos. Por entender que os conhecimentos produzidos pelo circo são importantes para a nossa cultura, propomos que as acrobacias, o malabarismo e as encenações sejam trabalhadas pela educação física escolar enquanto conhecimentos de uma cultura escolar. Para isso, explicaremos quais são os princípios teórico-metodológicos pedagógicos de uma forma geral e da educação física, especificamente, que norteiam o presente trabalho. Nos últimos anos, a produção acadêmica sobre os temas relacionados ao circo ou às atividades circenses vem crescendo, inclusive com trabalhos de conclusão anteriores a este no curso de licenciatura em educação física da UFF. Contudo, o presente trabalho se diferencia no sentido de propor uma reflexão sobre os objetivos com que as acrobacias, o malabarismo e as encenações serão trabalhadas na escola, e não produzir um manual de como ensinar e quais atividades serão ensinadas, a fim de defender a legitimação destas atividades enquanto conteúdos estruturantes da educação física escolar-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCirco-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades circenses-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCirco-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Título: dc.titleAcrobacias, malabarismo e encenações no contexto da educação física escolar-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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