Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ivaldo Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Jorge Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Eliany Salvatierra | - |
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Rejane Cristina de Araujo | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Denilson Araújo de | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Fábio Tadeu de Macedo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28075 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/POSGEO.2018.d.03741807761 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771020 | - |
Descrição: dc.description | O estudo da paisagem não é um elemento novo na Geografia, mas a sua compreensão a partir da produção fílmica merece atenção especial, devido às leituras de caráter conservador que embaçam a visão e o entendimento da realidade socioespacial. Recentemente, a produção cinematográfica brasileira alcançou uma grande repercussão nacional e internacional ao reincorporar na sua leitura imagética a estética da violência, muito comum quando o assunto se refere aos espaços precariamente incluídos. As favelas que sempre foram objeto de estudo acadêmico das ciências humanas ganharam grande visibilidade, haja vista o número de obras cinematográficas produzidas nas duas últimas décadas, nas quais a favela e seu cotidiano compuseram o “cenário fílmico ideal”. Essas produções de grande repercussão reforçaram as representações simbólicas negativas, reafirmando estereótipos e estigmas. É a partir dessas contradições envolvendo tais representações e a construção simbólica da paisagem da favela e de seus moradores, que propomos desvelar a visão conservadora-hegemônica. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar a percepção e representação simbólica da paisagem da favela na produção fílmica da série Cidade dos Homens e o processo histórico-geográfico de construção de aspectos socioespaciais negativos que reforçam os estereótipos e os estigmas associados aos espaços populares, propondo uma leitura crítica dos símbolos contidos na paisagem diegética do cinema. | - |
Descrição: dc.description | The study of the landscape is not a new element in Geography, but its understanding from the film production deserves special attention due to the conservative readings that obscure the vision and the understanding of the socio-spatial reality. Recently, Brazilian cinematographic production has achieved a great national and international repercussion by reincorporating in its imaginary reading the aesthetics of violence and misery, very common when the subject refers to spaces precariously included. The favelas that have always been the object of academic study of the human sciences have gained great visibility, given the number of cinematographic works produced in the last two decades, in which the favela and its daily life made up the "ideal film scenario." These productions of great repercussion reinforced the negative symbolic representations, reaffirming stereotypes and stigmata. It is from these contradictions involving such representations and the symbolic construction of the landscape of the favela and its inhabitants that we propose to unveil the conservative-hegemonic vision. The aim of this work is to analyze the perception and symbolic representation of the favela landscape in the film production of the City of Men series and the visual audio language that reinforces the stereotypes and stigmas associated with popular spaces, proposing a critical reading of the symbols contained in diegetic landscape of cinema. | - |
Descrição: dc.description | 272 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações Simbólicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquétipo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Favela | - |
Palavras-chave: dc.subject | Landscape | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic Representations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Stereotypes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Movie theater | - |
Título: dc.title | Favela como paisagem na produção fílmica da série Cidade dos Homens | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: