QUALIDADE DAS CONDIÇÕES DE ENSINO NO PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UM ESTUDO DE CASO COM BASE NA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, EM MACAÉ - RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZotes, Luis Perez-
Autor(es): dc.contributorCPF:65524873122-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorCPF:87745796322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706492A8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.contributorCPF:89963142222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701728E8&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.creatorMourão, José Carlos Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17927-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771018-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense (UFF) always had a vocation for interiorization mainly for being created at the time of the old state of Rio de Janeiro, before its merger with the state of Guanabara. The development of the first interior units was at Padua, Campos, and Volta Redonda. The implantation of the courses of Degree in Mathematics (Padua), Social Service (Campos), and Engineer (Volta Redonda) is related still, to the first moments of the new federal unit. Only in the nineties UFF would return to the interior with the creation of the courses of Education in Angra dos Reis, Administration (Management) in Macaé and Itaperuna, and Accounting Sciences, in Macaé and Miracema, and, later in Cabo Frio. To implement the Unit of Macaé it was signed an agreement that would be renewed every two years, where it would fall to the federal institution the "didactic-pedagogic organization" of the faculty and the complete programming, similar to the central headquarters in Niterói. The Municipal City Hall was charged with the building of the new Unit with the respective facilities as UFF took the responsibility for implanting the computer science laboratory and the library with the respective total assets. Fifteen years later, several groups of Administration and Accounting Sciences ingressed on the professional market. An accomplished evaluation seeking to know the students' perception in relation to the quality of the courses offered to them was quite satisfactory, when considered the level of the teachers' knowledge and the supplied contents. However, they made severe critics to the facilities and computer science equipments, as well as to the bibliographical total assets. Teachers also presented a favorable table of the courses considering students performance. However, they made critics to the computer science laboratory, not updated and insufficient for the number of users. When interviewed about the issue, people that participated directly of the implementation of the courses also revealed critics in relation to the conditions of the facilities and total assets. The agreement should be reviewed. UFF and the Municipal City Hall should look for a definitive model for the Unit of Macaé, in a possibly partnership with Petrobras.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA Universidade Federal Fluminense (UFF) sempre teve uma vocação para interiorização, principalmente por ter sido criada ainda ao tempo do antigo estado do Rio de Janeiro, antes da fusão deste com o estado da Guanabara. A criação das primeiras unidades interioranas Pádua, Campos e Volta Redonda com a implantação dos cursos de Licenciatura em Matemática (Pádua), Serviço Social (Campos) e Engenharia Metalúrgica (Volta Redonda) reporta-se ainda, aos primeiros momentos da nova unidade federativa. Somente nos anos 90 a UFF voltaria ao interior com a criação dos cursos de Pedagogia em Angra dos Reis, Administração em Macaé e Itaperuna, e Ciências Contábeis, em Macaé e Miracema, e, posteriormente em Cabo Frio. Para implementar a Unidade de Macaé foi firmado um convênio que seria renovado a cada dois anos, onde caberia à instituição federal a organização didático-pedagógica do corpo docente e toda a programação, semelhante à sede central em Niterói. Caberia, à Prefeitura Municipal, fornecer o local para funcionamento da nova Unidade com as respectivas instalações. À UFF ficou a responsabilidade de implantar o laboratório de informática e a biblioteca com o respectivo acervo. Passados quinze (15) anos de execução, várias turmas de Administração e Ciências Contábeis entraram no mercado profissional. O objetivo desse trabalho é avaliar e conhecer a percepção dos alunos em relação à qualidade dos cursos que lhes são oferecidos. O Referencial Teórico encontra-se estruturado em função de 3 (três) indicadores: avaliação, qualidade e avaliação da qualidade no ensino superior. O resultado foi bastante satisfatório, quando considerado o nível de conhecimento dos professores e os conteúdos ministrados. Entretanto, fizeram severas críticas às instalações e equipamentos de informática, assim como ao acervo bibliográfico. Da mesma forma, os professores apresentaram um quadro favorável dos cursos em relação aos alunos, mas fizeram críticas ao laboratório de informática, desatualizado e insuficiente para o número de usuários. Entrevistas com pessoas que participaram diretamente da implementação dos cursos revelaram também críticas em relação às condições das instalações e acervo. Por ser um estudo exploratório, não comporta hipóteses. O método utilizado foi a pesquisa de campo via survey (sondagem), sendo os instrumentos a aplicação de questionários e entrevistas.Concluímos que o convênio deve ser revisto: a UFF e a Prefeitura Municipal devem buscar um modelo definitivo para a Unidade de Macaé, e recomendamos uma parceria que teria a colaboração da Petrobrás.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleQUALIDADE DAS CONDIÇÕES DE ENSINO NO PROGRAMA DE INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE: UM ESTUDO DE CASO COM BASE NA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS, EM MACAÉ - RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.