A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO QUÍMICO: PERCEPÇÕES DOCENTES, CONCLUINTES E EGRESSOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMainier, Fernando Benedicto-
Autor(es): dc.contributorCPF:11112311122-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707002D6-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rosenir Rita de Cássia Moreira da-
Autor(es): dc.contributorCPF:11233255422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763156D6-
Autor(es): dc.contributorMerçon, Fábio-
Autor(es): dc.contributorCPF:87123652222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Luciane Pimentel Costa-
Autor(es): dc.contributorCPF:32514565822-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Vicentina Lucia da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/771010-
Descrição: dc.descriptionThe University has a social responsibility to generate and disseminate knowledge and new technologies in order to stimulate the qualified professionals formation and able to face the challenge of entering successfully the labor market increasingly demanding. In this aspect, the integration university / job is fundamental. The present study aimed to analyze and emphasize, comparatively, indicators that make possible to perceive the impact of the graduate course in Chemical Engineering of the Universidade Federal Fluminense (UFF) in the professional activity of its graduates. The research instrument used in data collection was based on the arguments presented in the literature review, in order to contribute to the survey development and the definition of analysis criteria. This survey was applied to graduates of the year 2011, to teachers of the Department of Chemical Engineering and Petroleum and the current graduates.Data generated by the survey were analyzed quantitatively and the results indicated a correlation between views of three groups investigated in relation to the impact of the course on the profiles of entrepreneur and senior negotiator, considered the most critical criteria, with "Regular" performance. Overall, the impact of the course was rated "Good". All the criteria presented in the survey were considered at least "Important", validating the questions that were part of the survey instrument.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionA Universidade tem a responsabilidade social de gerar e disseminar conhecimento e novas tecnologias de forma a estimular a formação de profissionais qualificados e aptos a enfrentarem o desafio de ingressar, com sucesso, num mercado de trabalho cada vez mais exigente. Nesse aspecto, a integração universidade/mercado de trabalho é fundamental. O presente estudo teve o propósito de analisar e destacar, comparativamente, indicadores que permitissem perceber o impacto do curso de graduação em Engenharia Química da Universidade Federal Fluminense (UFF) na atividade profissional de seus egressos. O instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados foi fundamentado nos argumentos encontrados na revisão bibliográfica que contribuíram para a elaboração dos questionários e para a definição dos critérios de análise. Os questionários foram aplicados aos concluintes do ano de 2011, aos egressos e aos docentes do departamento de Engenharia Química e de Petróleo. Os dados gerados pela pesquisa foram analisados de forma quantitativa e os resultados indicaram uma concordância entre as opiniões dos três grupos investigados no que tange ao impacto do curso nos perfis de empreendedor e de negociador do graduado, considerados como os critérios mais críticos, com desempenho Regular . No geral, o impacto do curso foi classificado como Bom . Todos os critérios apresentados nos questionários foram considerados pelo menos Importante , validando os quesitos que fizeram parte do instrumento de pesquisa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia química-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectChemical engineering-
Palavras-chave: dc.subjectVocational training-
Palavras-chave: dc.subjectLabor market-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO QUÍMICO: PERCEPÇÕES DOCENTES, CONCLUINTES E EGRESSOS-
Título: dc.titleVOCATIONAL TRAINING OF CHEMICAL ENGINEER: TEACHERS AND GRADUATES PERCEPTIONS-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.