Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pérez, Carmen Lúcia Vidal | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Ana Carolina Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15354 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770983 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisa a história da educação no Brasil - abarcando a modalidade de educação especial -, conceitua o autismo e explora - com base nas políticas públicas - a perspectiva de inclusão. O objetivo é realizar associações entre a organização social e a educação, mostrando os problemas de uma divisão de classes que instaura padrões a serem seguidos, produzindo mecanismos de exclusão, perpetuando - através de uma visão limitada de educação - estigmas e rótulos. As abordagens teórica e metodológica foram abarcadas por pesquisas bibliográficas junto a uma entrevista com uma mãe de criança com autismo e uma experiência de estágio em uma escola da rede privada de Niterói, com uma criança diagnosticada com transtorno de espectro autista. Portanto, concluo que o profissional do âmbito educacional deve ter sua formação guiada para exercício de um olhar sensível às diferenças dos sujeitos e para reflexões acerca de suas próprias práticas de ensino. Assim, haverá condições necessárias para um trabalho que possa ser construído em conjunto com os estudantes, transformando a escola em um ambiente educacional mais democrático, solidário e alteritário | - |
Descrição: dc.description | This paper analyzes the history of education in Brazil, focusing on the special education modality. This work also conceptualizes autism and explores – based on public policies – the perspective of inclusion. The aim is to make associations between social organization and education, showing the problems of a class division that sets standards to be followed, producing mechanisms of exclusion, perpetuating – through a limited view of education – stigmas and labels. The theoretical and methodological approaches were covered by bibliographic research in addition to an interview with a mother of a child with autism, and an internship experience in a private school in the city of Niterói (RJ/Brazil), with a child diagnosed with autistic spectrum disorder. Therefore, I conclude that the educational professional should have their training guided to exercise a sensitive eye to the differences of the subjects and to reflect about their own teaching practices. Thus, conditions for a work that can be built together with the students will be necessary, transforming the school into a more democratic, supportive and alteritarian educational environment | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Título: dc.title | O autismo pela ótica da diferença: respeito às singularidades nos processos de construção do conhecimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: