O autismo pela ótica da diferença: respeito às singularidades nos processos de construção do conhecimento

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Autor(es): dc.contributorPérez, Carmen Lúcia Vidal-
Autor(es): dc.creatorRamos, Ana Carolina Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15354-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770983-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa a história da educação no Brasil - abarcando a modalidade de educação especial -, conceitua o autismo e explora - com base nas políticas públicas - a perspectiva de inclusão. O objetivo é realizar associações entre a organização social e a educação, mostrando os problemas de uma divisão de classes que instaura padrões a serem seguidos, produzindo mecanismos de exclusão, perpetuando - através de uma visão limitada de educação - estigmas e rótulos. As abordagens teórica e metodológica foram abarcadas por pesquisas bibliográficas junto a uma entrevista com uma mãe de criança com autismo e uma experiência de estágio em uma escola da rede privada de Niterói, com uma criança diagnosticada com transtorno de espectro autista. Portanto, concluo que o profissional do âmbito educacional deve ter sua formação guiada para exercício de um olhar sensível às diferenças dos sujeitos e para reflexões acerca de suas próprias práticas de ensino. Assim, haverá condições necessárias para um trabalho que possa ser construído em conjunto com os estudantes, transformando a escola em um ambiente educacional mais democrático, solidário e alteritário-
Descrição: dc.descriptionThis paper analyzes the history of education in Brazil, focusing on the special education modality. This work also conceptualizes autism and explores – based on public policies – the perspective of inclusion. The aim is to make associations between social organization and education, showing the problems of a class division that sets standards to be followed, producing mechanisms of exclusion, perpetuating – through a limited view of education – stigmas and labels. The theoretical and methodological approaches were covered by bibliographic research in addition to an interview with a mother of a child with autism, and an internship experience in a private school in the city of Niterói (RJ/Brazil), with a child diagnosed with autistic spectrum disorder. Therefore, I conclude that the educational professional should have their training guided to exercise a sensitive eye to the differences of the subjects and to reflect about their own teaching practices. Thus, conditions for a work that can be built together with the students will be necessary, transforming the school into a more democratic, supportive and alteritarian educational environment-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectAutism-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Título: dc.titleO autismo pela ótica da diferença: respeito às singularidades nos processos de construção do conhecimento-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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