Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Wanderley Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Samuel de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30473 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770969 | - |
Descrição: dc.description | São notórias as citações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as habilidades financeiras requeridas para a formação do aluno da Educação Básica. Não obstante, essas habilidades e competências devem ser, a priori, do domínio de professores. Por outro lado, nem todos os Cursos de Licenciatura em Matemática fornecem tal formação aos seus graduandos. Nesse sentido, este Trabalho Final de Curso (TFC) pretende dar uma modesta contribuição para este processo de formação continuada de professores de Matemática da Educação Básica. Com base na proposta de uma sequência didática de Educação Financeira, mediada por meio do uso de tecnologias e de atividades de Modelagem Matemática, realizam-se seminários sobre os temas em tela com professores de Matemática do Ensino Básico, alunos do Curso de Especialização em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, curso destinado à formação continuada. Os resultados dessa experiência didática são relatados e avaliados pelo pesquisador e pelos próprios sujeitos da pesquisa, por meio de questionários e análises das atividades realizadas. A pesquisa aponta para maiores desafios direcionados a alunos e a professores diante do atual contexto e sugere um esforço nacional para a melhoria da formação do professor de Matemática em relação a esta temática. | - |
Descrição: dc.description | The citations of the Brazilian National Common Curricular Base (Its acronym in Portuguese is BNCC) on the required financial skills for basic education students are notorious. However, these skills and competencies should primarily be within the domain of teachers. On the other hand, not all Mathematics Teacher Education programs provide such training to their students. Therefore, this Undergraduate Thesis aims to make a modest contribution to the continuing education process of basic education mathematics teachers. Based on the proposal of a Financial Education didactic sequence, mediated through the use of technologies and Mathematical Modeling activities, seminars on the topics at hand are held with mathematics teachers from basic education, students of the Mathematics Teaching Specialization Course at the Institute of Mathematics and Statistics of the Federal Fluminense University for continuing education. The results of this didactic experience are reported and evaluated by the researcher and the research subjects themselves through questionnaires and analyses of the activities carried out. The research points to greater challenges faced by students and teachers in the current context and suggests a national effort to improve Mathematics teacher training on this topic. | - |
Descrição: dc.description | 210 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias no Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technologies in Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing Teacher Education | - |
Título: dc.title | Educação financeira mediada por modelagem Matemática e tecnologias digitais: uma contribuição para a formação continuada de professores de Matemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: