Percepções de egressos de cursos de graduação em administração: um estudo sobre a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Denise Medeiros Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorMéxas, Mirian Picinini-
Autor(es): dc.contributorZouain, Deborah Moraes-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-04-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4397-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770936-
Descrição: dc.descriptionAs empresas passaram por grandes transformações nos últimos anos, com a globalização e as novas tecnologias, que têm sido as principais responsáveis pelas mudanças e exigências do mercado de trabalho. Frente às mudanças no mundo do trabalho, muitos profissionais ainda não conseguiram perceber com clareza tais modificações, e muito menos conseguem se adaptar a elas. Sendo assim, torna-se fundamental o melhor entendimento do mercado, dos fatores facilitadores e limitantes da inserção de egressos no mercado contemporâneo. Sendo assim, esta dissertação teve como objetivo principal analisar quais são as percepções de egressos de cursos de graduação em Administração sobre fatores facilitadores e dificultadores para sua inserção no mercado de trabalho, propiciados por seus cursos. A investigação foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com o objetivo de coletar informações sobre as percepções dos egressos em duas Faculdades Privadas, denominadas aqui como X e Y, localizadas na cidade de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Os sujeitos da pesquisa foram os egressos das faculdades X e Y, escolhidos por acessibilidade, formados no máximo há três anos. As respostas coletadas nas entrevistas foram analisadas qualitativamente, através de categorização do conteúdo das informações. Os resultados demonstraram que as Instituições de Ensino precisam desenvolver programas de orientação de carreira para os acadêmicos, com a possibilidade de agregar um diferencial competitivo frente aos concorrentes.-
Descrição: dc.descriptionCompanies have undergone major changes in recent years, with globalization and new technologies, which have been primarily responsible for the changes and demands of the labor market. Faced with changes in the world of work, many professionals have still not been able to clearly perceive such changes, let alone adapt to them. Therefore, the best understanding of the market, of the facilitating and limiting factors of the insertion of graduates in the contemporary market, becomes fundamental. Thus, this dissertation had as main objective to analyze what are the perceptions of graduates of undergraduate courses in Administration on factors that facilitate and impede their insertion in the job market, provided by their courses. The research was carried out by means of a semi-structured interview, with the purpose of collecting information about the perceptions of the graduates in two Private Colleges, denominated here as X and Y, located in the city of Itaperuna, in the Northwest Fluminense. The subjects of the research were the graduates of the X and Y colleges, chosen for accessibility, formed at most three years ago. The answers collected in the interviews were analyzed qualitatively, through categorization of the content of the information. The results showed that the Institutions of Education need to develop programs of career guidance for the academics, with the possibility of adding a competitive differential to the competitors-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEgressos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectEgress-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional qualification-
Palavras-chave: dc.subjectJob market-
Título: dc.titlePercepções de egressos de cursos de graduação em administração: um estudo sobre a formação profissional e a inserção no mercado de trabalho-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.