Gêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTrouche, Lygia Maria Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorJúdice, Norimar Pasini Mesquita-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Patrícia Maria Campos de-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Celio Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770932-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação tem como objetivo fazer uma análise de dois livros didáticos. Estes livros são o Keep in Mind (inglês para alunos do Ensino fundamental) e Terra Brasil (português para estrangeiros). Ambos os livros são referentes ao nível básico de aprendizagem e publicados, respectivamente, pelas editoras Scipione e UFMG. As autoras são Elizabeth Young Chin e Maria Lúcia Zaorob (Keep in Mind) e Regina Lúcia Péret Dell‟Isola e Maria Aparecida de Almeida (Terra Brasil). Nesta análise será considerada primordialmente a habilidade de leitura por ser esta a que se mostra mais relevante dentro de nossa sociedade. Além disso, a leitura é vista aqui como um processo interativo de construção de significado onde autor e leitor, texto e contexto dialogam, estabelecendo assim o sentido do texto. Serão avaliadas para este fim as propostas de trabalho com leitura e produção textual dos citados livros, em que serão pesquisados os gêneros textuais e as estratégias de leitura presentes em cada uma destas atividades. Em relação aos gêneros textuais, destaca-se o seu papel como instrumento de ensino, aproximando a língua materna da língua alvo. Também, serão citados os suportes em que cada gênero originalmente se incluiria. As estratégias de leitura, definidas como um conjunto de operações conscientes que se utiliza para abordar um texto quando este apresenta dificuldade ao leitor, resumem-se, na análise dos livros citados, em skimming, scanning, inferências contextuais e inferências lexicais. Ademais, será verificada a existência de algum tipo de contexto que permita o trabalho articulado entre as referidas seções em cada capítulo desses livros-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims at analyzing two school books. These books are Keep in Mind (English for Brazilian students in the Brazilian “Ensino Fundamental” – primary school) and Terra Brasil (Portuguese for foreigners). Both books refer to the basic level of learning and are published, respectively, by the Scipione and UFMG print houses. The authors are Elizabeth Young Chin and Maria Lúcia Zaorob (Keep in Mind) and Regina Lúcia Péret Dell‟Isola and Maria Aparecida de Almeida (Terra Brasil). This analysis will consider, primarily, the reading skill as this is the most relevant one within our society. Besides, reading is understood in this dissertation as an interactive process of meaning construction in which author and reader, text and context engage in a dialogical process, thus establishing the meaning of the text. For this purpose, work proposals regarding reading and writing will be analyzed, focusing on the text genres and reading strategies which are presented in each of these activities. Considering text genres, it is possible to highlight its role as a teaching instrument, bringing the target language closer to the mother tongue. The original supports in which each genre is included will also be mentioned here. The reading strategies, which are defined as a group of conscious operation used to address a text when it presents difficulties to the reader, comprise, in this analyses, skimming, scanning, contextual inferences and lexical inference. Moreover, the existence of any type of context, which makes it possible to work articulately with both sections analyzed in each chapter of the books, will also be verified here-
Descrição: dc.description170 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectGênero textual-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectTexto didático-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectText genre-
Palavras-chave: dc.subjectReading strategies-
Título: dc.titleGêneros textuais e o ensino da leitura em língua estrangeira: inglês para brasileiros e português para estrangeiros-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.