Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Alexandre Bárbara | - |
Autor(es): dc.contributor | Seixas, Cristiane Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Priscila Pires | - |
Autor(es): dc.creator | Sá, Caroline Alves Tedeschi de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:27:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:27:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770927 | - |
Descrição: dc.description | O fenômeno da obesidade infantil vem aumentando exponencialmente ao longo dos anos, trazendo majoritariamente para as pessoas que convivem com essa patologia consequências físicas, psíquicas e sociais. Nesse sentido, a intervenção cognitiva comportamental (TCC) tem se apresentado como potente aliado aos demais campos da saúde no enfrentamento desse quadro. Diversos estudos apontam resultados positivos em população com excesso de peso, sendo alguns deles: melhoria de aspectos psicossociais, aumento da autoestima e qualidade de vida, diminuição do índice de abandono ao tratamento e redução significativa de peso. Á vista disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar - por meio de revisão bibliográfica - a temática da obesidade infantil no Brasil a partir da perspectiva cognitivo comportamental (TCC). A vigente investigação contará com a apresentação do caminhar histórico-conceitual que culminou no surgimento dessa teoria, bem como a identificação de particularidades, consonâncias e divergências, principalmente no que tange a prática clínica do cuidado com crianças | - |
Descrição: dc.description | The phenomenon of childhood obesity has been increasing exponentially over the years, bringing mainly to the people who live with this disease physical, psychic and social consequences. In this sense, cognitive behavioral intervention (CBT) has been presented as a powerful ally to the other health fields in facing this situation. Several studies point to positive results in overweight population, some of them: improvement of psychosocial aspects, increase of self-esteem and quality of life, reduction of drop-out rate and significant weight reduction. In view of this, the present work aims to analyze - through a bibliographical review - the theme of childhood obesity in Brazil from the cognitive behavioral perspective (CBT). The current research will include the presentation of the historical-conceptual path that culminated in the emergence of this theory, as well as the identification of particularities, consonances and divergences, especially regarding the clinical practice of child care | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obesidade infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia cognitiva comportamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde da criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia comportamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood obesity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive behavioral therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child health | - |
Título: dc.title | A clínica cognitiva comportamental no enfrentamento do fenômeno da obesidade infantil no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: