Mobilidade urbana e sua influência na segregação da cidade do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes Netto, Vinicius de-
Autor(es): dc.contributorCarriello, Félix-
Autor(es): dc.contributorGiannotti, Mariana Abrantes-
Autor(es): dc.contributorEsteves, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorKwok, Gabriela Santa Cruz Neves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23876-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770923-
Descrição: dc.descriptionA dissertação analisa os sistemas de transporte de massa na cidade do Rio de Janeiro e a possibilidade de haver influência no panorama local de segregação espacial e residencial. Não pretende considerar os achados uma coisa definitiva, porque o fenômeno está imerso em complexidade, e relacionado também a fatores que não foram modelados. O trabalho investiga ainda a possibilidade de que a mobilidade urbana, aliada a condição de renda do cidadão carioca, seria agente fomentador desse processo. Baseado no histórico do Rio de Janeiro, o trabalho investiga a relação entre mobilidade e segregação através da análise da renda da população e das distâncias percorridas em deslocamentos origem-destino baseados em transportes públicos, trens e metrô. A pesquisa busca examinar a hipótese de que os transportes públicos de massa, como parte significativa da infraestrutura de mobilidade na cidade, potencializam ao invés de aliviar os processos de segregação espacial e residencial. Resultados sugerem que a hipótese se sustenta frente aos achados empíricos. Finalmente, os achados da presente pesquisa pretendem contribuir para novos horizontes de avaliação do papel do transporte na segregação, além de enfatizar a importância de estudos empíricos como instrumento de suporte a decisões de planejamento da mobilidade e ocupação do território.-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzes the mass transportation systems in the city of Rio de Janeiro and the possibility of influencing the spatial and residential segregation. It does not intend to consider the findings as a definite thing, because the phenomenon is immersed in complexity, and also related to factors that have not been modeled. The work also investigates the possibility that urban mobility, coupled with the income condition of the citizen of Rio de Janeiro, would be the promoter of this process. Based on the history of Rio de Janeiro, the work investigates the relationship between mobility and segregation through the analysis of the population's income and the distances traveled in origin-destination dislocations based on public transport, notably trains and subway. The research seeks to examine the hypothesis that mass public transport, as a significant part of the mobility infrastructure in the city, enhances rather than alleviates the processes of spatial and residential segregation. Results suggest that the hypothesis is supported by the empirical findings. Finally, the findings of this research intend to contribute to new horizons of evaluation of the role of transport in segregation, besides emphasizing the importance of rigorous empirical studies as an instrument to support decisions on mobility planning and land occupation.-
Descrição: dc.description390 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade-
Palavras-chave: dc.subjectSegregação-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte-
Palavras-chave: dc.subjectRenda-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectSegregação sócio-espacial-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte público-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectMobility-
Palavras-chave: dc.subjectSegregation-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectTransport-
Palavras-chave: dc.subjectIncome-
Título: dc.titleMobilidade urbana e sua influência na segregação da cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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