O uso de jogos digitais como estratégia motivadora no ensino de química na educação básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLourenço, Leandro Maranghetti-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4096033204371947-
Autor(es): dc.contributorCaminha, Adriano de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8112885412528720-
Autor(es): dc.contributorMesquita, Nyuara Araújo da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6971106875143413-
Autor(es): dc.contributorRufino, Alessandra Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4185159298094258-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4823964889438853-
Autor(es): dc.creatorSouza, Bianca Pereira da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:27:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:27:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26447-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2022.mp.10073101702-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/770905-
Descrição: dc.descriptionA química, como disciplina específica, oficialmente só é ministrada no ensino médio. Porém, alguns de seus conteúdos, com os conceitos e teorias, tais como a história da química, a descoberta do átomo e suas principais características e modelos, já são vistos no Ensino Fundamental dentro da disciplina de Ciências. Sendo conceitos relativamente novos e de grande abstração para os alunos, é comum a falta de compreensão e o consequente desinteresse pelo estudo desta disciplina. Visando estimular e motivar esse aluno desta etapa da educação básica, foi desenvolvido um jogo didático digital sobre a História da Química e Modelos Atômicos, que pudesse ser aplicado tanto em ambiente virtual, em aulas online, quanto de forma presencial em sala de aula, mediante o uso de alguns recursos tecnológicos. O jogo desenvolvido se tratou de um jogo de tabuleiro, criado numa plataforma digital específica para criação de jogos e atividades lúdicas. O jogo, que pode ser aplicado também para o primeiro ano do Ensino Médio, foi aplicado em turmas de 9° ano do Ensino Fundamental em duas escolas municipais do estado do Rio de Janeiro, sendo que, em uma escola a aplicação se deu de forma online, na modalidade conhecida como ensino remoto, e em outra, de forma presencial, no formato híbrido, sendo que no ano seguinte, tal aplicação ocorreu também no formato regular. Após a aplicação do jogo, os alunos responderam a um questionário cujo objetivo era avaliar qualitativamente a opinião deles em relação à aula com o jogo. Além da aplicação, foi feita uma análise dos momentos do jogo e do comportamento dos alunos durante o jogo. As respostas dadas ao questionário e a observação destes comportamentos mostraram que a maioria dos alunos prefere e se interessa mais por aulas com jogos, por serem em sua maioria mais dinâmicas, interessantes, divertidas, cativantes, de melhor compreensão do conteúdo e entendimento da matéria e por prender mais a atenção. Os resultados obtidos mostraram que o presente jogo apresenta capacidade avaliativa intrínseca, uma vez que fornece feedback instantâneo do que o aluno aprendeu e como aprendeu, trazendo como benefícios a perda do medo de falar, com um ambiente livre do medo do erro, assim como uma maior participação de alunos que normalmente são mais inquietos em aulas teóricas. A conclusão foi que o jogo didático desenvolvido pode ser um importante aliado às estratégias motivadoras no processo de ensino e aprendizagem na área da química-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionChemistry, as a specific discipline, is officially taught only in High School. However, some of its contents, with concepts and theories, such as the history of chemistry, the discovery of the atom and its main characteristics and models, are already seen in Elementary School within the subject of Science. Being relatively new concepts and of great abstraction for the students, it is common the lack of understanding and the consequent lack of interest in the study of this subject. Aiming to stimulate and motivate these students in this stage of basic education, a digital didactic game about the History of Chemistry and Atomic Models was developed, which could be applied both in a virtual environment, in online classes, and in the classroom, through the use of some technological resources. The game developed was a board game, created on a specific digital platform for creating games and playful activities. The game, which can also be applied to the first year of high school, was applied to 9th grade classes in two municipal schools in the state of Rio de Janeiro. After the application of the game, the students answered a questionnaire whose objective was to evaluate qualitatively their opinion about the lesson with the game. Besides the application, an analysis of the game moments and the students' behavior during the game was made. The answers given to the questionnaire and the observation of these behaviors showed that most students prefer and are more interested in classes with games, because they are more dynamic, interesting, fun, captivating, better understanding of the content and understanding of the subject, and because they hold more attention. The results obtained showed that this game has intrinsic evaluative capacity, since it provides instant feedback on what the student learned and how he or she learned it, bringing as benefits the loss of fear of speaking, with an environment free from the fear of error, as well as a greater participation of students who are usually more restless in theoretical classes. The conclusion was that the didactic game developed can be an important ally to motivating strategies in the process of teaching and learning in the Chemistry´s area-
Descrição: dc.description134 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da química-
Palavras-chave: dc.subjectModelos atômicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectGame-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectAtomic models-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Título: dc.titleO uso de jogos digitais como estratégia motivadora no ensino de química na educação básica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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